Mercosul
Mercosul /Foto:Canvapro

A União Europeia reforçou, em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o compromisso de concluir o acordo com o Mercosul no início de janeiro.

O documento foi assinado pelo presidente do Conselho Europeu, António Costa, e pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e encaminhado na sexta-feira (19).

Segundo a carta, a UE pretende avançar tanto na assinatura do Acordo de Parceria UE-Mercosul quanto do Acordo Comercial Provisório logo no começo de 2026.

Apesar disso, os líderes europeus lamentaram que a assinatura não ocorra durante a cúpula deste sábado (20), em Foz do Iguaçu.

O adiamento, de acordo com o texto, ocorre por causa da conclusão de procedimentos internos no Conselho da União Europeia, necessários para autorizar o ato formal. Ainda assim, Costa e von der Leyen afirmam que as equipes trabalham para finalizar essas etapas sem atrasos adicionais.

Importância estratégica do acordo

Além disso, a carta destaca a importância estratégica do acordo com o Mercosul para aprofundar as relações políticas, econômicas e comerciais entre os blocos. Os líderes europeus também agradeceram a atuação direta de Lula nas negociações e ressaltaram o papel do presidente brasileiro no avanço do diálogo entre as regiões.

Segundo o documento, o acordo representa um pilar central para fortalecer a cooperação de longo prazo entre a União Europeia e o Mercosul.

Acordo Mercosul-UE pode ser assinado nesta semana

Após mais de duas décadas de negociações, o Acordo de Associação entre Mercosul e União Europeia está perto de sair do papel. O tratado cria um mercado integrado de quase 780 milhões de consumidores. Além disso, prevê a eliminação ou redução de tarifas para mais de 90% dos produtos negociados entre os blocos.
No entanto, os ganhos não devem se espalhar de forma uniforme pela economia brasileira.

Segundo Fabrizio Gammino, contador e administrador formado pela FGV e sócio da Grownt, alguns setores largam na frente. Na avaliação do especialista, cinco segmentos concentram as principais oportunidades.