
Investidores nacionais iniciam a semana do Natal atentos aos mercados, com dados de confiança do consumidor, ao Boletim Focus e à arrecadação federal, enquanto no exterior os mercados operam com um tom morno.
A Confiança do Consumidor voltou a subir em dezembro e registrou o quarto avanço mensal consecutivo, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (22) pelo FGV IBRE. Logo, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou 0,4 ponto no mês e atingiu 90,2 pontos. Esse é o maior nível desde dezembro de 2024.
No exterior, o dia começa com clima de cautela. Além disso, a semana será reduzida por causa do feriado de Natal, mantendo os volumes de negociação baixos até sexta-feira. Entretanto, o mercado aguarda números importantes. Nesta terça-feira (23), será divulgado o PIB dos EUA no terceiro trimestre, com projeção de alta anualizada de 3,2%. Esse dado pode influenciar apostas para os juros do Federal Reserve no início de 2026.
Mercados na Europa operam misto com PIB britânico
Na Europa, as bolsas abriram próximas da estabilidade, após ganhos recentes. O mercado europeu repercute o PIB do Reino Unido, que confirmou crescimento de 0,1% no terceiro trimestre.
Embora o número principal tenha sido mantido, a composição mudou. Portanto, o setor privado puxou o avanço, enquanto o investimento público caiu de forma significativa.
Bolsas da Ásia fecham em alta
As bolsas asiáticas encerraram o pregão em território positivo. Sendo assim, na China e em Hong Kong, o avanço foi apoiado por fluxo estrangeiro e pelo porto de livre comércio de Hainan. Além disso, o setor de fundos privados chinês atingiu recorde de 22,1 trilhões de iuanes em novembro.
Cotações:
- Shanghai Composite (China): +0,78%
- Nikkei (Japão): +1,84%
- Hang Seng (Hong Kong): +0,43%
- Nifty 50 (Índia): +0,79%
- ASX 200 (Austrália): +0,91%