Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Paraná Pesquisas divulga estabilidade na comparação com pesquisa anterior.

A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá encerrar o ano com um número de desaprovação maior que aprovação, segundo o Paraná Pesquisas.

De acordo com levantamento divulgado nesta segunda-feira, 29, 50,9% desaprovaram a gestão, enquanto 45,6% a aprovaram. 3,5% não souberam ou não responderam.

Em comparação com a pesquisa anterior, no mês passado, 50,9% desaprovavam o governo, enquanto 45,9% o aprovavam.

Pesquisa geral: desempenho do Governo Lula

Segundo o instituto, o levantamento também avaliou o governo atual.

Para 32,7%, a administração do petista é ótima ou boa; 23,1% avaliam como regular, e a maior parte, 42,8%, considera a gestão ruim ou péssima. 1,4% não soube ou não respondeu.

Projeções nas eleições de 2026

O mais recente levantamento do instituto Paraná Pesquisas, mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tecnicamente empatado com diferentes adversários.

Contra Tarcísio de Freitas, Lula marca 44% das intenções de voto antes 42,5% do governador paulista. Além disso, os números revelam um cenário eleitoral aberto.

A apenas 10 meses das eleições de 2026, Lula enfrenta um paradoxo político. Ele mantém competitividade em todos os cenários testados. Contudo, não consegue transformar a força do cargo em vantagem confortável. Consequentemente, analistas apontam um piso eleitoral sólido combinado com teto restrito.