Foto: Divulgação Linkedin
Foto: Divulgação Linkedin

O LinkedIn divulgou nesta quarta-feira (7) a lista Empregos em Alta 2026, que informa os 25 profissões com crescimento no mercado de trabalho brasileiro nos últimos três anos.

Dentre as carreiras destacadas pela rede social profissional, duas são ligadas diretamente ao mundo das finanças, enquanto algumas outras se interligam de alguma forma.

Segundo o LinkedIn, os dados indicam demanda por funções técnicas em áreas impactadas pela inteligência artificial, segurança de processos, confiabilidade operacional e análise de dados. Por outro lado, também ganham protagonismo cargos estratégicos ligados a planejamento financeiro, planejamento estratégico, gestão corporativa e desenvolvimento de novos negócios.

As profissões

No levantamento, o cargo de planejador financeiro ficou na terceira posição. Este é o profissional que ajuda as pessoas a gerirem o próprio dinheiro, criando estratégias de poupança, investimento e preparação para despesas futuras.

Entre as competências mais comuns exigidas nas vagas estão planejamento de aposentadoria, planejamento de espólio, serviços de gerenciamento de patrimônio. Os setores mais comuns de contratação são seguros e previdência complementar, mercados de capital, tecnologia, informação e internet.

Já as localidades onde estão a maioria dos empregos são Porto Alegre, São Paulo e Campinas, enquanto a disponibilidade de trabalho flexível é de 37,50% e de 12.50% híbrido.

Em nono lugar, aparece o consultor de investimentos. Essa profissão é focada em auxiliar pessoas e organizações a tomar decisões de investimento avaliando riscos e oportunidades nos mercados financeiros.

Empresas exigem com mais frequência habilidades como pesquisa de capital, derivativos de ações e assessoria financeira, e atuam principalmente nos setores de mercado de capitais, atividades imobiliárias, tecnologia, informação e internet.

A maioria dos empregos está localizada em Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e a disponibilidade de trabalho flexível é de 18.75% remoto e 31.25% híbrido.

Análise

Para o estudo, os pesquisadores do LinkedIn analisaram milhões de vagas ocupadas por usuários do LinkedIn entre 1º de janeiro de 2023 e 31 de julho de 2025 para calcular a taxa de crescimento de cada cargo. Para integrar a lista, os cargos precisaram apresentar crescimento consistente de usuários, volume suficiente de vagas no último ano e aumento significativo até 2025 global.

A equipe agrupou e classificou em conjunto cargos idênticos com diferentes níveis de experiência. Os analistas também excluíram estágios, voluntariado, funções temporárias e estudantis, além de empregos cuja contratação depende de poucas empresas em cada país avaliado no estudo.

Confira a lista completa:

1 Engenheiro(a) de IA
2 Técnico(a) de Enfermagem
3 Planejador(a) Financeiro(a)
4 Consultor(a) de Assuntos Regulatórios
5 Geofísico(a)
6 Engenheiro(a) de Segurança de Processo
7 Especialista em Gestão de Contas
8 Cientista Agrário(a)
9 Consultor(a) de Investimentos
10 Engenheiro(a) de Confiabilidade
11 Assistente de Dados
12 Técnico(a) em Microbiologia
13 Assistente de Pesquisa Clínica
14 Gerente de Relações Corporativas
15 Gerente de Novos Negócios
16 Especialista em Manufatura
17 Analista de Auditoria
18 Chefe de Gestão de Cadeia de Suprimentos
19 Gerente de Seleção
20 Gerente de Instalações
21 Gerente de Planejamento Estratégico
22 Analista de Energia
23 Gerente de Projetos de Marketing
24 Consultor(a) de Logística
25 Analista de Orçamento