
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece à frente em todos os cenários testados de acordo com a primeira pesquisa Genial/Quaest de 2026. Tudo indica que o presidente tem vantagem tanto no primeiro quanto no segundo turno, contra os principais nomes da direita. O levantamento foi divulgado hoje (14).
No cenário de primeiro turno, Lula lidera com 36% das intenções de voto, seguido por Flávio Bolsonaro, com 23%. Em sequência, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ocupa o terceiro lugar, com 9%. O resultado sugere que, mesmo com a fragmentação da oposição, o presidente mantém vantagem na largada da disputa.
Nos cenários de segundo turno, Lula também venceria seus adversários. Em uma eventual disputa direta contra Flávio Bolsonaro, o presidente teria 45% das intenções de voto, contra 38% do senador. Já em um confronto com Tarcísio de Freitas, Lula aparece com 44%, ante 39% do governador paulista.
Avaliação do governo
A pesquisa também traz dados sobre a avaliação do governo. Segundo o levantamento, 39% dos entrevistados consideram a gestão Lula ruim ou péssima, enquanto 32% avaliam como ótima ou boa. Outros 27% classificam o governo como regular. Por fim, em termos de aprovação, 49% desaprovam a atual administração, enquanto 47% aprovam.