
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma conversa telefônica com o presidente russo Vladimir Putin nesta quarta-feira (14) sobre a crise na Venezuela e a necessidade de proteger a soberania do país latino-americano. Informação da agência estatal russa TASS.
O diálogo ocorre em um momento de acirrada tensão diplomática na América Latina, após o recente ataque dos EUA à Venezuela no último dia 3, e reflete o crescente papel de Brasil e Rússia em coordenar a resposta global.
Acordo entre Brasil e Rússia por esforços conjuntos
Segundo a TASS, Lula e Putin concordaram em trabalhar de forma coordenada para reduzir a escalada de tensões na região e além. Eles destacaram que essa cooperação deve se estender a fóruns multilaterais importantes, como a Organização das Nações Unidas e o Brics.
Ambos os líderes também enfatizaram a importância de garantir os interesses nacionais e a soberania venezuelana diante das pressões externas.
Planalto deve divulgar nota oficial ainda hoje
O Palácio do Planalto confirmou a conversa entre os presidentes, mas ainda não divulgou um comunicado oficial com detalhes. Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), uma nota sobre o telefonema deve ser publicada ainda nesta tarde.
Cooperação Brasil-Rússia
Além da situação venezuelana, Lula e Putin também discutiram o aprofundamento da cooperação bilateral entre Brasil e Rússia. A então, conversa incluiu temas estratégicos que vão além da crise regional, com foco em relações econômicas e políticas nas esferas internacional e multilateral.
O momento reforça a atuação ativa do Brasil em temas geopolíticos que impactam diretamente a estabilidade regional, ao mesmo tempo em que aprofunda laços com parceiros globais como a Rússia.