
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizou um discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, nesta quarta-feira (21).
Embora tivesse sinalizado anteriormente que apresentaria propostas para o mercado imobiliário norte-americano, o presidente se limitou a repetir ideias. Além disso, abriu espaço para os temas atuais e controversos, como a intenção de adquirir a Groenlândia e críticas a aliados europeus.
O discurso
O discurso foi longo, disperso e marcado por mensagens nacionalistas, com pouco espaço para anúncios concretos na área econômica.
Segundo a economista Andressa Durão, do ASA, Trump reforçou promessas voltadas ao eleitor doméstico e voltou a adotar uma retórica de pressão internacional. “Ele demonstrou otimismo com o cenário econômico americano, prometendo queda nas taxas de hipotecas, aluguéis e preços de medicamentos, além de criticar juros abusivos e a compra institucional de imóveis”, afirmou.
A economista destaca ainda que o presidente rejeitou explicitamente o uso de força na Groenlândia, mas manteve o tom de pressão diplomática, ao dizer que os Estados Unidos “deveriam ter mantido” a ilha após a Segunda Guerra Mundial.
Na avaliação de William Castro Alves, estrategista-chefe da Avenue, o discurso seguiu o estilo característico de Trump, com múltiplas mensagens e forte viés nacionalista. “Foi um discurso bastante longo e pouco linear, mas, em linhas gerais, ele voltou a defender agressivamente as tarifas e ressaltou o impacto positivo das medidas do seu governo para a economia dos Estados Unidos e para o mundo”, disse. Alves também chama atenção para as críticas à Europa e às instituições multilaterais, além da defesa da expansão de combustíveis fósseis como motor da prosperidade americana.
Para o mercado, a leitura foi relativamente positiva, especialmente pelo tom mais conciliador ao descartar o uso de força militar. “A sinalização de que ele pretende negociar a questão da Groenlândia, sem recorrer à força, ajudou a reduzir ruídos e foi bem recebida pelos investidores”, avaliou Alves.