
O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA teve uma alta de 4,4% no terceiro trimestre de 2025, de acordo com a segunda estimativa do Departamento de Comércio do país, publicada nesta quinta-feira, 22. O número está relativamente acima da estimativa anterior.
Devido à recente paralisação do governo dos EUA, esse relatório atualizado para o terceiro trimestre de 2025 substitui a divulgação da terceira estimativa originalmente prevista para 19 de dezembro de 2025, informou o departamento.
De acordo com William Castrov, economista e estrategista-chefe da Avenue, “no segundo trimestre de 2025, o crescimento alcançou 3,8%, após recuar 0,5% no primeiro trimestre. Aquela questão das tarifas, que afetaram as importações e acabaram gerando esses impactos no primeiro e segundo trimestres em especial.”
A primeira leitura, publicada em dezembro, após o shutdown do governo norte-americano, constou alta de 4,3% para o período, e analistas consultados pelo The Wall Street Journal previam o mesmo número para a segunda leitura.
“Investimentos pela parte de negócios, especialmente em equipamentos de hardware, software, também se mantiveram muito fortes, refletindo o crescimento do apetite por tecnologia, especialmente inteligência artificial”, continuou William.
Por fim, o economista explica “Mas em suma, números bons, mostrando uma economia forte, a despeito de todos os riscos, todos os receios e tudo aquilo que se fala em relação à economia americana, ela se manteve bastante resiliente”.