Veja o resumo da noticia

  • Encontro entre Lula e José Antonio Kast aborda estabilidade regional, segurança pública e combate ao crime organizado, visando ações conjuntas.
  • Brasil e Chile reafirmam o interesse em manter e aprofundar as relações bilaterais, expandindo a cooperação em setores estratégicos.
  • Lula destaca o programa Rotas de Integração Sul-americana, que utiliza portos chilenos para fortalecer a conectividade regional.
  • Ministros das Relações Exteriores se reunirão para identificar novas áreas de cooperação e aprofundar os laços bilaterais.
Lula e presidente eleito do Chile discutem estabilidade e crime organizado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu-se nesta terça-feira (27) com José Antonio Kast, presidente de direita recém-eleito do Chile.

De acordo com nota divulgada pelo governo brasileiro, os dois chefes de Estado conversaram sobre a necessidade de promover a estabilidade regional. Além disso, fortalecer a segurança pública e intensificar ações conjuntas no combate ao crime organizado.

Durante o encontro, Lula e Kast reafirmaram a relevância de manter e aprofundar ainda mais as relações bilaterais entre Brasil e Chile. Isso ressalta o interesse mútuo em ampliar a cooperação em setores estratégicos como infraestrutura, energia renovável, comércio e turismo.

Na conversa, o presidente brasileiro destacou que o programa Rotas de Integração Sul-americana “está estruturando dois corredores bioceânicos que utilizarão portos chilenos para facilitar a integração entre Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Chile, fortalecendo a conectividade regional”.

Ainda segundo o Planalto, os ministros das Relações Exteriores dos dois países devem se encontrar nos próximos meses. Contudo, com o objetivo de identificar novas áreas de cooperação e aprofundar os laços bilaterais.

No encontro, o presidente chileno esteve acompanhado de futuros ministros de seu gabinete. Pelo lado brasileiro, além do presidente Lula, participaram da reunião a ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Gustavo Feliciano (Turismo).