Veja o resumo da noticia
- Petrobras planeja expandir exploração na Bacia do Solimões, Amazônia, com perfuração de 22 poços de petróleo e gás natural a partir de 2026.
- Objetivo é aumentar a produção para compensar o declínio natural de poços antigos e manter o fornecimento de gás para Manaus e outras regiões.
- A viabilidade técnica e comercial dos novos poços será confirmada após a conclusão dos trabalhos de perfuração na região amazônica.
- Base de Urucu, importante área de produção, opera 75 poços e produz 105 mil barris de óleo por dia e 13,5 milhões de m³ de gás.

A Petrobras (PETR3;PETR4) está se preparando para uma nova fase de exploração. O local projetado será na Bacia do Solimões, no coração da Amazônia.
A empresa prevê a perfuração de 22 novos poços de petróleo e gás natural a partir de janeiro de 2026, expandindo a atuação na maior reserva desses hidrocarbonetos do Brasil.
Segundo o gerente-geral da base de produção e exploração da Petrobras em Urucu (AM), Hilter Bandeira, 20 poços serão perfurados entre janeiro de 2026 e 2030. Enquanto isso, outros dois poderão abrir novas fronteiras exploratórias. “Aprovamos esses 22 poços. A partir deles, vamos ter ideia de novos projetos e de trazer novos investimentos para a região”, afirmou à CNN Brasil.
A expectativa da Petrobras é aumentar a produção para compensar o declínio natural de poços mais antigos.
“Temos alguns mecanismos de auxílio que fazem manter a produção. Mas, é preciso sempre estar aumentando a produção, perfurando, para manter nosso mercado, nosso fornecimento e entrega de gás para Manaus.”
Apesar do plano, a Petrobras entende que os resultados ainda são incertos, já que só após a conclusão dos trabalhos será possível confirmar a viabilidade técnica e comercial de cada poço.
A base
A base de Urucu, localizada a 650 km de Manaus, é uma importante área de produção de petróleo e gás natural na Amazônia, operando cerca de 75 poços.
Por fim, apesar do difícil acesso por ausência de estradas, a região produz aproximadamente 105 mil barris de óleo por dia. Além disso, 13,5 milhões de m³ de gás natural, que abastecem grande parte de Manaus. Urucu também fornece cerca de 80 mil botijões de gás de cozinha diariamente para o Norte e parte do Nordeste.
A produção é escoada por dutos, gasodutos e transporte fluvial. Com petróleo de alta qualidade, a exploração se intensificou a partir de 1986. Segundo a Petrobras, ocorre com foco na preservação ambiental, mantendo a maior parte da floresta intacta.