Veja o resumo da noticia

  • Nubank recebe aprovação condicional nos EUA para estabelecer um banco nacional, aguardando etapas regulatórias finais.
  • Licença permitirá oferecer serviços bancários diversos, como contas, cartões, empréstimos e custódia de ativos digitais.
  • Início da fase de organização do banco, com capitalização em até 12 meses e abertura em até 18 meses.
  • Cristina Junqueira liderará a operação nos EUA, com Roberto Campos Neto no conselho administrativo.
Nubank
Nubank (Foto: Divulgação)

Nubank recebeu aprovação condicional do Escritório do Controlador da Moeda dos Estados Unidos (OCC) para formar um banco nacional no país. Assim, a autorização permite o avanço do processo para criação do Nubank, N.A.

Com a licença, ainda sujeita a etapas regulatórias, a empresa poderá futuramente oferecer serviços como contas de depósito, cartões de crédito, empréstimos e custódia de ativos digitais sob supervisão federal.

Nesse sentido, a autorização final depende do cumprimento de exigências do OCC e de aprovações adicionais da Corporação Federal Asseguradora de Depósitos (FDIC) e do Federal Reserve.

Segundo a nota divulgada pela companhia, o Nubank inicia agora a fase de organização do novo banco. Dessa forma, o cronograma regulatório prevê a capitalização da instituição em até 12 meses e a abertura da operação em até 18 meses, conforme as regras dos reguladores norte-americanos. O banco apresentou o pedido formal de licença ao OCC em 30 de setembro de 2025.

A operação nos Estados Unidos será liderada por Cristina Junqueira, cofundadora da empresa, que passou a atuar no país. O conselho de administração contará com Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central do Brasil.

Além disso, a movimentação faz parte do plano da empresa de estruturar hubs estratégicos nos Estados Unidos, incluindo Miami, a região da Baía de São Francisco, o norte da Virgínia e o Research Triangle, na Carolina do Norte.