Veja o resumo da noticia
- Nubank recebe aprovação condicional nos EUA para estabelecer um banco nacional, aguardando etapas regulatórias finais.
- Licença permitirá oferecer serviços bancários diversos, como contas, cartões, empréstimos e custódia de ativos digitais.
- Início da fase de organização do banco, com capitalização em até 12 meses e abertura em até 18 meses.
- Cristina Junqueira liderará a operação nos EUA, com Roberto Campos Neto no conselho administrativo.

Nubank recebeu aprovação condicional do Escritório do Controlador da Moeda dos Estados Unidos (OCC) para formar um banco nacional no país. Assim, a autorização permite o avanço do processo para criação do Nubank, N.A.
Com a licença, ainda sujeita a etapas regulatórias, a empresa poderá futuramente oferecer serviços como contas de depósito, cartões de crédito, empréstimos e custódia de ativos digitais sob supervisão federal.
Nesse sentido, a autorização final depende do cumprimento de exigências do OCC e de aprovações adicionais da Corporação Federal Asseguradora de Depósitos (FDIC) e do Federal Reserve.
Segundo a nota divulgada pela companhia, o Nubank inicia agora a fase de organização do novo banco. Dessa forma, o cronograma regulatório prevê a capitalização da instituição em até 12 meses e a abertura da operação em até 18 meses, conforme as regras dos reguladores norte-americanos. O banco apresentou o pedido formal de licença ao OCC em 30 de setembro de 2025.
A operação nos Estados Unidos será liderada por Cristina Junqueira, cofundadora da empresa, que passou a atuar no país. O conselho de administração contará com Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central do Brasil.
Além disso, a movimentação faz parte do plano da empresa de estruturar hubs estratégicos nos Estados Unidos, incluindo Miami, a região da Baía de São Francisco, o norte da Virgínia e o Research Triangle, na Carolina do Norte.