Campos Neto afirma que fará o necessário para ancorar expectativas de inflação

A autoridade monetária destacou que vem observando que as expectativas inflacionárias para 2022 têm aumentado

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, declarou nesta quinta-feira (12) durante uma videoconferência promovida pelo banco suíço UBS, que fará o que for necessário para alcançar as metas de inflação e ancorar expectativas, em meio aos choques vivenciados pela economia doméstica. As informações são da TC Mover.

“A mensagem chave é que nós vamos fazer o que for necessário para alcançar as metas de inflação, para ancorar expectativas. Estamos passando por muitos choques diferentes”, mencionou Campos Neto.

A autoridade monetária destacou que vem observando que as expectativas inflacionárias para 2022 têm aumentado. O BC tem, em 2021, meta para a inflação de 3,75%, com variação de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. No entanto, as projeções do mercado têm se distanciado. Para 2022, o centro da meta está em 3,50%.

Questionado sobre a taxa neutra de juros, o presidente do BC mencionou a recente pesquisa realizada pelo BC com analistas do mercado financeiro, a qual sinalizou que a mediana das projeções para a taxa neutra está em 3% ao ano em termos reais, descontada a inflação.