O vice-presidente e ministro do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Geraldo Alckmin (PSDB) se reúne nesta terça-feira (15) com representantes do agronegócio e da indústria para debater a sobretaxa de 50% dos EUA na importação de produtos brasileiros.
Durante a segunda reunião do dia com o setor privado, Alckmin pediu a representantes do agro a participação do setor para reverter o tarifaço. “Uma das formas do agro participar das negociações é na relação com os congêneres americanos, já que compram de alguém de lá e vendem para alguém de lá” disse o ministro.
Geraldo Alckmin destacou a importãncia de se reunir com esses líderes. “Procuramos ouvi-los, pois são os setores com maior relação comercial com os Estados Unidos e empresas americanas”. Além disso, o setor um dos principais em produtividade e competitividade.
Participaram 19 representantes do agronegócio na sede do Mdic, em Brasília.
Indústria se compromete a dialogar com setor privado norte-americano
No turno da manhã foi realizada a reunião com os líderes da indústria. Em coletiva com a imprensa após a reunião, o presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Ricardo Alban, disse que o governo e o setor empresarial estão “uníssonos e convergentes” em busca da solução, de preferência, antes da data prevista para a taxação, disse a Agência Brasil.
Os empresários brasileiros também se comprometeram a intensificar o diálogo com o setor privado norte-americano. “Não podermos ficar na imprevisibilidade. Temos produtos perecíveis envolvidos nessa questão”, ressaltou Alban, que defende a via da negociação com os EUA. “O que entendemos é que o Brasil não se precipitará em medidas de retaliação.”
Já o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes, afirmou que o setor tem “confiança absoluta” na capacidade de negociação do MRE (Ministério das Relações Exteriores) e do MDIC.
“Vamos dar todo suporte e apoio para que o Brasil chegue a um entendimento em benefício das empresas brasileiras e americanas”, disse Gomes.