
A Bahia registrou o primeiro caso de ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) na safra de soja 2024/25, depois do início da colheita. A presença da doença foi confirmada em 5 de fevereiro no município de Correntina, no oeste do estado, pelo Programa Fitossanitário da Aiba (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia).
A doença foi confirmada por meio de análise laboratorial, em pareceria com a Fundação BA, em Luís Eduardo Magalhães. De acordo com a Aiba, o registro tardio da doença nesta safra contrasta com ocorrências de anos anteriores, quando os primeiros focos foram identificados ainda em novembro e dezembro.
“Esse resultado é reflexo do fortalecimento das ações de monitoramento fitossanitário, do uso de boas práticas agrícolas e do acompanhamento técnico dos produtores rurais”, comentou a Aiba, em nota.
A Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia), responsável pelo registro oficial de ocorrências da doença no estado, acompanha de perto a situação e destaca que não há motivo de alarde, reforçando a importância do monitoramento e do controle adequado.
“É fundamental que o produtor esteja atento às informações técnicas para monitorar sua lavoura e realizar as aplicações de fungicidas quando necessário. Não há motivo para alarde, pois a ferrugem asiática está ocorrendo em baixa pressão e de forma tardia na nossa região. A recomendação é intensificar o controle e seguir as orientações técnicas”, explicou Nailton Almeida, fiscal estadual agropecuário da Adab, em nota.
De acordo com o Consórcio Antiferrugem, já foram encontrados 107 focos da doença na safra 2024/25. O Rio Grande do Sul é o estado com maior número de casos, com 71 focos da ferrugem no estado.
Instruções da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia a produtores
Em caso de suspeita da doença, os produtores devem comunicar imediatamente a equipe do Programa Fitossanitário ou a Adab para que as medidas adequadas sejam tomadas.
“A Ferrugem Asiática da Soja pode causar perdas severas de produtividade se não for manejada corretamente. Por isso, seguir o plano de manejo com aplicação adequada de fungicidas é essencial para evitar impactos negativos na lavoura”, disse a Aiba.