Cepea

Arroz: colheita já foi iniciada, mas a atividade ainda é pontual

Preços já começaram a ceder nas primeiras semanas de fevereiro

arroz

A colheita de arroz se iniciou no Rio Grande do Sul há duas semanas, mas as atividades ainda são pontuais, de acordo com informações do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, divulgadas nesta quarta-feira (19).

Pesquisadores do Cepea destacam que a colheita deve começar a ganhar ritmo nas próximas semanas, à medida que as lavouras entram em fase de maturação. Mesmo assim, um levantamento do centro mostra que os preços já cederam nestas primeiras semanas de fevereiro. A queda da parcial do mês se aproxima dos 4%.

De acordo com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a área cultivada com arroz em casca no Brasil deve ter crescimento de 6,4% na safra 2024/25 frente à anterior, indo para 1,71 milhão de hectares.

A produção brasileira pode alcançar 11,79 milhões de toneladas, expressivo aumento de 11,4% sobre o observado na safra passada. A produtividade pode avançar 4,7%, com média de 6,89 toneladas por hectare.

Safra de grãos deve atingir recorde; para o arroz, expectativa é de 11,8 milhões de toneladas

Brasil deve produzir 325,7 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25, o que representa um crescimento de 9,4% em relação à temporada anterior e um novo recorde para o país. Os dados são do 5º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, divulgado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) nesta quinta-feira (13).

O resultado é reflexo tanto de um aumento de 2,1% na área cultivada, estimada em 81,6 milhões de hectares, como na recuperação de 7,1% na produtividade média das lavouras, prevista para 3.990 quilos por hectare. Caso esse cenário se confirme no final do ciclo, este será o maior volume a ser colhido na série histórica da Conab.

Com a semeadura praticamente concluída, a área destinada para o arroz deve atingir 1,7 milhão de hectares, 6,4% superior à área cultivada na safra anterior.

No Rio Grande do Sul, maior produtor do grão no país, as altas temperaturas e a redução hídrica dos reservatórios, em algumas regiões do estado, embora não indiquem redução de produtividade média, causam preocupações aos produtores.

Para o arroz, a Conab atualizou a área semeada para a cultura, resultando em uma produção de 11,8 milhões de toneladas. O aumento na colheita na atual safra garante o abastecimento interno e ainda possibilita um aumento das exportações de arroz brasileiro para 2 milhões de toneladas.