O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, afirmou nesta terça-feira (29) que alguns produtos que não são cultivados em solo americano, como café, cacau, abacaxi e manga, poderão receber isenção tarifária mesmo diante pacote de sobretaxas impostos pelo presidente Donald Trump.
“Se você cultiva algo e nós não cultivamos, isso pode custar zero, então, se fizermos um acordo com um país que cultiva manga ou abacaxi, eles podem entrar sem tarifa, porque café e cacau serão outros exemplos de recursos naturais”, disse o secretário.
Lutnick afirmou na entrevista que o presidente Donald Trump concordou em estabelecer tarifas zero para os recursos naturais que não são cultivados nos EUA.
“Os Estados Unidos não produzem esses produtos. Então, poderiam entrar com tarifa zero”, disse Lutnick em entrevista à CNBC Internacional. Ele não especificou quais países seriam incluídos na alíquota, mas mencionou as negociações com a União Europeia.
De acordo com o secretário, autoridades dos EUA e da União Europeia mantém discussões sobre tarifas de aço e alumínio, além de regras par serviços digitais. O diálogo segue a estrutura de um pré-acordo anunciado no domingo.
Lutnick também destacou que as negociações entre os EUA e a China seguem em um “processo próprio”, separado das demais tratativas.