Diz site

Husqvarna quer triplicar produção em SP com ampliação de fábrica

A empresa também pretende transformar o Brasil em um centro de pesquisa e desenvolvimento de produtos para a agricultura familiar

Husqvarna
Foto: Husqvarna / Divulgação

A Husqvarna, empresa sueca de equipamentos para manejo de áreas verdes e agricultura familiar, pretende triplicar sua produção até o primeiro trimestre de 2026 com a ampliação de fábrica em São Carlos (SP). O objetivo é atingir a marca de 1 milhão de unidades fabricadas por ano, segundo informações do “Globo Rural”.

A empresa também pretende transformar o Brasil em um centro de pesquisa e desenvolvimento de produtos para a agricultura familiar, com investimentos em um novo laboratório, na ampliação de escritórios e na criação de um centro de desenvolvimento de produtos para mercados emergentes.

O movimento faz parte de uma mudança de estratégia do Grupo Husqvarna iniciada em 2023, com transferência de produtos entre fábricas e adequação de portfólio por região, segundo informações do “Globo Rural”.

Transferência de produtos da Husqvarna

As primeiras modificações começaram em 2023, com a transferência da produção de motosserras profissionais da Suécia para o Brasil, a fim de trazer o produto para mais próximo do consumidor final, disse o diretor da fábrica de São Carlos, Luciano Trindade, ao “Valor”.

Na segunda etapa da mudança estratégica, iniciada em 2024, houve nacionalização de componentes para motores, produzidos anteriormente na China, com o objetivo de evitar tarifas dos EUA.

Em 2025 começa a terceira etapa do plano, em que a empresa vai transferir a produção de alguns de seus motores completos da China para o Brasil. Hoje, 80% da produção da fábrica de São Carlos é destinada ao exterior, principalmente aos EUA e Colômbia.

Outro movimento que fez parte da mudança estratégica foi a compra, em 2024, da startup brasileira de análise de solos e agricultura de precisão InCeres, com um modelo de negócio de assinaturas que gerou um faturamento de US$ 920 mil em 2023, segundo o “Globo Rural”.

Na linha agrícola, a Husqvarna tem um portfólio que inclui roçadeiras, geradores, motocultivadores, motosserras, motobombas e pulverizadores.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile