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Os portos brasileiros tiveram um recorde de movimentação em 2024, com 1,32 bilhão de toneladas transportadas, o que representa uma alta de 1,18% em relação a 2023, em que já havia sido registrado um recorde. Os dados foram divulgados pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).
Os avanços mostram um crescimento estruturado, com leve queda no fluxo de granéis sólidos que foi compensada pela alta no transporte em contêineres, responsáveis pelo novo recorde, disse o diretor-geral da agência, Eduardo Nery, segundo o “Globo Rural”.
As cargas de contêineres atingiram um total de 153,33 milhões de toneladas, o que representa uma alta de 20% em relação ao ano anterior. De acordo com Nery, o crescimento tem relação com a utilização cada vez maior dos contêineres para transportar commodities, como algodão, açúcar, café e proteína animal.
Também houve crescimento das cargas para a indústria
Mas Nery também observou que houve um aumento das cargas ligadas à indústria, especialmente aos insumos para uso no setor industrial.
Entre as cargas transportadas em contêineres, o maior fluxo corresponde a plásticos, produtos químicos orgânicos e ferro e aço.
O porto público com maior movimentação foi o de Santos (SP), com 138,69 milhões de toneladas, o que corresponde a uma alta de 2,05% em relação a 2023. Mas, em crescimento percentual, o que mais cresceu foi o Porto de Salvador, com alta de fluxo de 41,18%, para 6,6 milhões de toneladas.
O crescimento nos volumes no Porto de Salvador foi puxado pelos fertilizantes, cujo transporte aumentou 210,22%, com um total de 788,5 mil toneladas; e pelos contêineres, com alta de 36,81%, para 5,2 milhões de toneladas.
Segundo Nery, praticamente todos os terminais de contêineres do país registraram crescimento e aqueles com maior capacidade ociosa aumentaram mais as movimentações.
A única operação de navegação com quedas de fluxo em 2024 foi o transporte fluvial no interior do país, com queda de 9,58%, para 75,93 milhões de toneladas, enquanto houve alta no transporte fluvial de longo curso e na cabotagem (pela costa).