A produção de açúcar do centro-sul do Brasil foi estimada em 40,16 milhões de toneladas na temporada 2025/26, quantidade é praticamente estável no comparativo com o ciclo anterior.
Projeção foi divulgada nesta quarta-feira (30) pela consultoria e corretora StoneX. Informações da Reuters, via Investing.com.
Em maio, a StoneX já havia projetado um maior volume de açúcar em 25/26 para a principal região produtora do mundo, com 41,8 milhões de toneladas.
EUA cogitam tarifa zero para café e cacau
O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, afirmou nesta terça-feira (29) que alguns produtos que não são cultivados em solo americano, como café, cacau, abacaxi e manga, poderão receber isenção tarifária mesmo diante pacote de sobretaxas impostos pelo presidente Donald Trump.
“Se você cultiva algo e nós não cultivamos, isso pode custar zero, então, se fizermos um acordo com um país que cultiva manga ou abacaxi, eles podem entrar sem tarifa, porque café e cacau serão outros exemplos de recursos naturais”, disse o secretário.
Lutnick afirmou na entrevista que o presidente Donald Trump concordou em estabelecer tarifas zero para os recursos naturais que não são cultivados nos EUA.
Rendimento de trabalhador rural sobe 5,5% no 1º trimestre
De acordo com Anuário Estatístico da Agricultura Familiar, o rendimento mensal dos trabalhadores da agropecuária cresce 5,5% no primeiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado. Em termos absolutos, o salário de quem trabalha na agropecuária passou no período de R$ 2.022 para R$ 2.133.
O estudo realizado pela Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores Agricultoras Familiares) e pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) abrange empregados em atividades de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, disse a Agência Brasil.
O rendimento médio nacional resulta na grande variação do valor dos salários nas cinco regiões do Brasil. No norte, o rendimento médio teve o incremento de 21%; no Nordeste, 7,5%; no Sudeste, 1,7%; e no Sul, 9,7%.