A União Europeia reconheceu o Brasil como livre da gripe aviária e validou o retorno das exportações de carne de frango brasileiras aos países do bloco.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, juntamente com o ministro da Pesca, André de Paula, se reuniram com o comissário de Saúde da União Europeia Oliver Várhelyi, por meio de uma videoconferência para tratar da questão.
“Tivemos boas notícias. Primeiro o reconhecimento do status para o Brasil de livre da gripe aviária, o que vai nos permitir a retomada das exportações para a Europa”, afirmou Carlos Fávaro, em uma postagem na plataforma X.
Os países do bloco haviam suspendido a importação da carne de frango brasileira, devido a um caso de gripe aviária registrado em uma granja comercial, no município de Montenegro (RS), em maio.
Em junho, o Brasil se declarou livre da doença após a desinfecção da granja afetada e não ter registrado nenhum outro caso pelo prazo de 28 dias.
No total, 41 países já retiraram o embargo. No último dia 25, o Chile, Arábia Saudita, Namíbia e Macedônia do Norte retiraram as restrições para a compra de carne de frango do Brasil.
Com o anúncio desta quinta-feira, Canadá, China, Malásia, Paquistão e Timor-Leste seguem com embargo às importações das carnes de aves brasileiras.
O ministro ainda disse que o comissário da União Europeia se comprometeu a fazer uma reunião com os estados-membros do bloco para retirar as barreiras sanitárias à importação do frango produzido no Brasil e retomar o pre-listing – processo suspenso desde 2018 e que reconhece a equivalência de sistemas de inspeção sanitária para as exportações brasileiras.
Barein, Albânia e Turquia liberam frango do Brasil
O Ministério da Agricultura e Pecuária informou nesta quarta-feira (23) que Barein, Albânia e Turquia retiraram as restrições à exportação da carne de frango brasileira, impostas após o registro de um caso de gripe aviária no estado do Rio Grande do Sul em maio deste ano.
A suspensão total das exportações de carnes de aves no Brasil permanece por parte de Canadá, Chile, China, Macedônia do Norte, Malásia, Paquistão, Timor-Leste e União Europeia, de acordo com o comunicado do ministério.
Outros países, como Angola, Arábia Saudita, Coreia do Sul e Rússia, mantém a suspensão restrita ao estado gaúcho.
Em junho, o Brasil se declarou livre do vírus da gripe aviária após nenhum novo surto da doença ter sido detectado em granjas comerciais de aves desde o primeiro caso.