O trading, modalidade de investimento que tem crescido bastante, consiste em operações de curtíssimo prazo capazes de gerar bons retornos financeiros para os investidores. Operando em bolsas, na compra e venda de ações, dólar e mesmo commodities, os traders – como são conhecidos esses operadores – precisam de um bom conhecimento, mesmo que não possuam formação nenhuma na área.
O que faz de alguém um bom trader?
Um bom trader precisa dominar estratégias para auferir bons lucros no mercado financeiro. Ao mesmo tempo, precisa também dominar o emocional e seu autocontrole para poder lidar com a volatilidade dos ativos. Podendo atuar de forma autônoma ou então prestando serviços para instituições financeiras ou corretoras, seus serviços são cada vez mais requeridos, inclusive por empresas que desejam aumentar seu faturamento.
Investidores individuais x trader para empresas
Por não se tratar de algo fácil, a atratividade que a função exerce sobre as pessoas faz com que muitas delas entrem na atividade e se frustrem com perdas financeiras. Afinal, no mercado, os investidores individuais se encontram com os investidores com CNPJ, e estes lucram muito mais. Estudo publicado pela FGV em 2017 indicou que, em um período de cinco anos, 91% dos investidores individuais tiveram prejuízos.
O contrário aconteceu com os investidores com CNPJ, que tiveram os lucros aumentados em mais de 20 vezes no mesmo período. Não à toa, o número de investidores individuais caiu: segundo a B3, cerca de 100 mil pessoas deixaram a atividade em um ano, ao final de dezembro de 2023.
Por que o trader institucional tem tanto retorno
O motivo de os investidores com CNPJ terem mais sucesso na atividade é porque geralmente as empresas contratam pessoas muito qualificadas para trabalharem como traders para elas, os chamados traders institucionais. É o que explica Antonio Marcos Samad Júnior, CEO da TC Star Desk, plataforma de investimentos. Por essa razão, as empresas ganham muito mais na comparação.
Operando de acordo com as estratégias preestabelecidas pela empresa em que atua, o trader institucional precisa deixar um pouco de lado o perfil pessoal – se é um investidor mais agressivo ou mais conservador -, mas deve dominar bem o mercado financeiro. Afinal, seu conhecimento é fundamental. Por isso, aufere bons retornos para a empresa e para si.
O trader institucional e seu papel no mercado financeiro
Geralmente operam em um grande número de papéis, o que faz deles peças importantes do mercado financeiro, pois influenciam preços e tendências de mercado. Para as empresas, têm importância estratégica ao defender seus ativos, como proteção do patrimônio com estratégias de hedge.
Em comum entre o trader institucional e o trader individual é a necessidade do uso de boas plataformas que lhes garantam agilidade, como baixo tempo de latência. A plataforma Profit é um exemplo de uma boa opção para as operações. O avanço tecnológico atinge em cheio esse filão do mercado, e, por essa razão, utilizar ferramentas de ponta é algo extremamente necessário.