- Publicidade -

ESG: Sustentabilidade possibilita ser acionista da Apple

No dia 5 de abril de 2020, o Diretor Executivo da Apple, Tim Cook, anunciou publicamente que a empresa iria doar 20 milhões de máscaras faciais para profissionais de saúde nos EUA. Este posicionamento foi a maior doação que a Apple fez ao longo da gestão Steve Jobs (1976-2011) / Tim Cook (2014-2020). A atitude filantrópica, demonstrou que a empresa além de apresentar um histórico de geração de caixa, também contribui para questões sociais.

Em um evento anual, Apple WWDC 2020, no dia 22 de junho, a companhia apresentou ao mundo inteiro o novo sistema IOS14. Este evento apresentava lançamentos dos novos hardwares e atualizações em seus softwares , mas excedeu as expectativas dos clientes e investidores quando apresentou sua nova instalação, a Apple Park.  A arquitetura neo futurista, afirma o novo posicionamento da marca, quando o Apple Park é construído no entorno de grandes árvores  e utiliza placas fotovoltaicas produzindo fonte de energia 100 % limpa.

A sustentabilidade econômica, se tornou peça-chave na estratégia da governança corporativa da empresa e fez com que a mesma chegasse a um valuation de 1,49 trilhão de dólares, equivalente  a quase duas vezes ás  300 empresas listadas  na bolsa brasileira (B3).

A estratégia de fortalecer o compromisso de sustentabilidade da Apple, tornou suas ações mais atrativas. A XP, percebendo o interesse do mercado,gerou a oportunidade de democratizar o acesso para os chamados investidores não qualificados( aqueles que não possuem um milhão de reais já investidos) . Assim, A XP lançou o fundo ESG (Environmental, Social e Governance, na sigla em inglês) ,  que possibilita ao investidor um aporte mínimo a partir de 500 reais. Assim, ações da Apple passam a ficar disponíveis para investidores conservadores.

*Thiago Ramacciotti Gomes é empreendedor, e Administrador de Empresas, pela Universidade Salvador. Possui certificado pela ESPM em Novas Práticas de Marketing

*Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião da BP Money

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias relacionadas