Durante o G4 Day, evento promovido pela G4 Educação, Rony Meisler, co-fundador da marca Reserva e CEO da Ar&CO, avaliou o ano de 2023 para o varejo brasileiro. Segundo o empresário, que apresentou o painel intitulado ‘O Futuro do Varejo’, apesar de não ter vivido uma crise, o setor enfrentou desafios.
“Ao meu ver, em 2023, o varejo não enfrentou uma crise, mas algo pior, que é a insegurança de não saber o que seria o ambiente macroeconômico, dada a alteração de poder no País. A imprevisibilidade. Se o varejista sabe o que vai acontecer, ele se prepara, então, a pior coisa é não saber”, explica Meisler.
Apesar do cenário de insegurança, porém, o empresário destacou os bons frutos colhidos pelos seus negócios no ano anterior. De acordo com Rony, o bom planejamento comercial e financeiro feito em 2021 levou aos resultados positivos em 2023.
“Ou você para de comprar ou você se planeja para comprar melhor e mais, que foi o que a gente fez. E quem teve bons resultados em 2022 e 2023, fez também. Foram consequências de um bom planejamento comercial e financeiro feito em 2021, foram anos de muito crescimento. Não só porque fomos eficientes, mas porque não enxergamos uma concorrência que teve medo de se planejar para uma aposta maior”, destaca Meisler.
O empresário também chamou atenção para o crescimento do mercado digital, consequência da pandemia de Covid-19 e uma das estratégias utilizadas para continuar investindo no negócio.
“Em 2020, pré-pandemia, tínhamos cerca de 20% da nossa venda no digital ou ‘influenciada digital’ – que é a influência no offline para vendas no online, a partir do uso de IA (Inteligência Artificial) por parte do time de vendas. Hoje, este número cresceu para 60%”, pontua Rony Meisler.
Ar&Co: fusão da Arezzo e Reserva
A Ar&Co é uma holding proveniente da fusão entre as marcas Arezzo e Reserva, além da Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme e Vans. O plano de consolidação foi anunciado em meio à pandemia de Covid-19, em outubro de 2020.
Com a transação, o Arezzo&Co, que sempre foi focado em sapatos e acessórios, passou a comercializar itens de vestuário, com opções masculinas, femininas e infantis. Na ocasião, o grupo afirmou que o acordo possibilitaria uma ampliação de 3,5 vezes o mercado endereçável da companhia, devido à expansão do público-alvo.
G4 Educação promove G4 Day
Promovido pelo G4 Educação, o G4 Day é um evento realizado para dois mil empresários e conta com palestrantes como Rony Meisler, Cofundador da Reserva e CEO da Ar&CO, João Pedro Resende, fundador da Hotmart, Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões, Alexandre Baldy, Special Advisor BYD Auto Brasil, entre outros.
G4 Educação é uma instituição de educação com foco em negócios. Fundada em 2019 por Tallis Gomes, Fundador da Singu, da Easy Taxi e autor do livro “Nada Easy”, Bruno Nardon, ex Vice-Presidente da Dafiti, Co-fundador da Rappi Brasil, Alfredo Soares, Fundador da Xtech e Vice-Presidente da VTEX, além de autor dos livros “Bora Vender” e “Bora Varejo”, tendo como CEO o Luccas Riedo.
A empresa trabalha com um programa de desenvolvimento para auxiliar o crescimento de pequenas e médias empresas em todo o Brasil. Isso acontece por meio de um conteúdo aplicável e ferramentas práticas, por onde são abordadas as técnicas, os frameworks e ferramentas de gestão, vendas, operações, customer experience e growth utilizadas pelas empresas mais inovadoras e valiosas do mundo.
O G4 Educação já impactou 45 mil gestores que, juntos, geraram mais de 250 mil novos empregos após passar por um dos programas da escola.