Presença em 95% dos municípios

CEO do Atacadão revela os planos da varejista para 2025

O Carrefour, sua controladora, anunciou recentemente a compra dos 32,6% restantes da empresa

25/11/19 - Atacadão - Marco Oliveira -  São Paulo - SP
25/11/19 - Atacadão - Marco Oliveira - São Paulo - SP

Se para algumas empresas do varejo a efetivação da presença em ampla parte do território nacional ainda é um desafio, para o Atacadão essa é uma realidade consolidada, uma vez que é a única rede de atacarejo presente em todos os estados brasileiros.

Com presença em 95% dos municípios do Brasil, o Atacadão continua ampliando sua atuação no mercado, enquanto o Carrefour, sua controladora, anunciou recentemente a compra dos 32,6% restantes da empresa.

Em entrevista exclusiva, Marco Oliveira, CEO da varejista, detalha, ao BP Money, os planos da companhia para 2025.

Confira a entrevista na íntegra

Como o Atacadão lida com a concorrência, tanto no setor de atacado quanto no varejo em geral?

    Estamos continuamente aprimorando a experiência de compra para atendermos às novas demandas e expectativas dos consumidores. Em um cenário dinâmico e influenciado pelas flutuações econômicas, que impactam o poder de compra de famílias e empreendedores, adotamos estratégias inovadoras para oferecer mais praticidade, economia e eficiência.

    No formato físico, as lojas têm passado por modernizações, com layouts otimizados, setores organizados, sinalização clara e atendimento ágil, garantindo maior comodidade aos clientes. No ambiente digital, o Atacadão tem liderado a transformação do setor ao investir em soluções como e-commerce, aplicativos e ferramentas digitais, que simplificam as compras tanto para abastecer negócios quanto para atender às necessidades das famílias.

    Essas iniciativas permitem que os clientes escolham a forma mais conveniente de realizar suas compras, seja online ou presencial, integrando o melhor dos dois mundos. Com esse compromisso de inovação e adaptação às mudanças do mercado, reforçamos nossa posição de liderança no segmento de atacarejo, entregando uma experiência cada vez mais completa e alinhada às expectativas dos consumidores.

    Quais são as principais metas do Atacadão agora que é a única rede do setor presente em todos os estados?

    O segmento de atacarejo experimentou um crescimento significativo no Brasil nos últimos anos. A busca por economia e maior flexibilidade nas compras atraiu também o consumidor final, que passou a valorizar a possibilidade de adquirir produtos em maior quantidade a preços menores, sem a necessidade de grandes compromissos com o volume, como nos modelos tradicionais de atacado.

    Além disso, o segmento tem se mostrado extremamente resiliente em períodos de instabilidade econômica, destacando-se pela capacidade de oferecer produtos a preços acessíveis. Isso atende tanto à necessidade dos consumidores finais de economizar, quanto a dos pequenos empresários de controlar seus custos.

    Nesse cenário, o Atacadão se consolida como referência no setor, sendo o único a estar presente em todos os estados brasileiros. Com 415 unidades, sendo 379 lojas de autosserviço e 36 atacados de entrega e centros de distribuição, reafirmamos nossa posição como um dos principais players do mercado, atendendo com excelência às diversas necessidades dos nossos públicos.

    Quais são os principais objetivos estratégicos do Atacadão para os próximos 5 anos?

    Apesar de não divulgarmos esses dados por sermos uma empresa de capital aberto, nosso principal objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas que buscam produtos de qualidade a preços justos. Hoje, inclusive, o Atacadão já alcança 95% dos 5.570 municípios brasileiros. 

    Por isso, seguimos firmes no compromisso de otimizar processos e desenvolver soluções que atendam tanto pequenos empreendedores e comerciantes, quanto consumidores finais, além de proporcionar um atendimento de qualidade em todas as regiões do Brasil.

    Continuamos investindo na modernização das lojas, na ampliação de serviços e na digitalização da experiência de compra, garantindo mais conveniência, eficiência e agilidade para os nossos clientes, e fortalecendo ainda mais nossa presença no mercado.

    E no curto prazo?

    Continuaremos trabalhando para consolidar a nossa marca e fortalecer a nossa operação nas regiões onde estamos presentes. Nossa aspiração é que mais pessoas se beneficiem do nosso modelo de negócio, tendo acesso a produtos normalmente não consumidos por insuficiência da renda familiar.

    Como o Atacadão planeja se adaptar às mudanças no comportamento de consumo, especialmente com o crescimento do e-commerce?

    Temos avançado de forma significativa em nossas estratégias digitais. Nosso e-commerce, focado no público B2B, apresentou crescimento expressivo em relação ao ano anterior. Além disso, temos parcerias estratégicas com aplicativos de entrega e, para integrar o mundo físico ao digital, lançamos o aplicativo Meu Atacadão em abril do ano passado, que traz ofertas e promoções personalizadas para os clientes utilizarem durante as  compras nas lojas físicas. 

    Em um mercado cada vez mais competitivo, fidelizar os clientes é essencial para garantir a sustentabilidade do negócio. No segmento de atacarejo, entendemos que, além de oferecer preços atrativos, é necessário proporcionar uma experiência de compra prática e alinhada às necessidades dos consumidores.

    Para isso, investimos em melhorias como balanças de hortifrúti na frente de caixa, pontos de autoatendimento para agilizar filas e serviços digitais que otimizam o processo de compra, como nosso e-commerce e o app Meu Atacadão, que oferece descontos e ofertas exclusivas. Estamos também modernizando nossas lojas com serviços adicionais, como padaria, açougue e frios e fatiados, reforçando nosso compromisso de atender às expectativas dos consumidores.

    Com essas ações, buscamos criar um vínculo duradouro com nossos clientes, como microempreendedores, comerciantes e consumidores finais, garantindo que encontrem não apenas economia, mas também conveniência e qualidade em cada visita.