IEPS

Equus Capital aposta em IA para 'furar' imprevisibilidade do mercado

Gestora desenvolveu o Índice Equus de Precificação da Selic, que complementa o Boletim Focus e prevê a direção das tendências econômicas

Felipe Uchida, sócio da Equus Capital
Felipe Uchida, sócio da Equus Capital / Foto: Divulgação

As decisões em torno das taxas de juros mundiais estão sempre moldando o comportamento do mercado. No Brasil, desde 2001, o Boletim Focus, do BC, costuma dar o tom do cenário macro. Até que, em dezembro de 2023, o engenheiro da computação Felipe Uchida lançou uma ferramenta que complementa o relatório e prevê a direção das tendências econômicas: o IEPS – Índice Equus de Precificação da Selic.

Uchida é sócio da gestora de investimentos alternativos Equus Capital, que elabora semanalmente o IEPS. Através da inteligência artificial, o índice revela percentuais de chances de corte de juros.

Por exemplo, na manhã da última quarta-feira (31), horas antes da decisão do Copom, o IEPS apontava 95,7% de chances de manutenção da Selic. Na segunda (29), as chances eram de 99,6%.

IEPS – Índice Equus de Precificação da Selic. Divulgação

Ao BP Money, Felipe Uchida detalhou o funcionamento do índice e explicou de que forma ele auxilia o mercado na previsão das tendências econômicas.

Confira a entrevista na íntegra:

Como funciona o cálculo do IEPS?

Nosso cálculo é baseado na coleta e análise de diversos dados do mercado. Levamos em consideração índices de inflação, indicadores de atividade econômica do Brasil e de outros países, além de outros fatores econômicos relevantes. Com essas informações, estimamos a probabilidade de corte, aumento ou manutenção das taxas de juros nas reuniões do Copom.

Parceiros

Embora existam muitas projeções e análises, o mercado tem a imprevisibilidade como marca. De que forma o índice auxilia na promoção de mais segurança aos investidores?

Apesar da imprevisibilidade do mercado, acreditamos que o índice é eficaz em prever a direção das tendências econômicas. Por exemplo, se a probabilidade de um corte nas taxas de juros aumenta de 50% para 60%, isso pode impactar diversos ativos, como bolsas de valores, câmbio e a própria taxa de juros. Entender a probabilidade da próxima decisão do Copom ajuda os investidores a tomar decisões mais informadas e conscientes, oferecendo uma maior sensação de segurança e previsibilidade.

O IEPS é um complemento ao Boletim Focus? O que os diferenciam?

O IEPS pode ser considerado um complemento ao Boletim Focus. Enquanto o Boletim Focus apresenta as expectativas do mercado em relação à taxa de juros, o IEPS estima a probabilidade de diferentes decisões do Copom. O IEPS não “crava” uma decisão específica, mas é eficaz em indicar se o mercado está se inclinando mais para um lado ou para outro.

O investimento em inteligência artificial é uma prioridade da Equus?

O investimento em inteligência artificial é uma prioridade para a Equus. Acreditamos que a IA tem o potencial de transformar o mercado financeiro, oferecendo análises mais precisas, identificação de padrões complexos e previsões mais confiáveis. Estamos continuamente investindo em tecnologias avançadas para aprimorar nossos modelos e oferecer melhores serviços aos nossos clientes. Na Equus, mais de 90% da nossa equipe é composta por engenheiros que sabem programar, e acreditamos que a utilização de inteligência artificial maximiza a produtividade dos nossos processos.

Como você avalia a atuação do mercado de investimentos em relação à IA?

Atualmente temos um fundo de Venture Capital focado em IoT e Inteligência Artificial chamado Seabiscuit. Observamos um crescente interesse e investimento em IA, com empresas desenvolvendo soluções inovadoras para ajudar o cotidiano das pessoas. A tendência é que a IA se torne cada vez mais integrada ao nosso dia a dia.