A importância de avaliar se o saldo do ano foi positivo ou negativo

Agora é o momento ideal para sentar e analisar tudo que foi feito ao longo de todos esses meses

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

O ano praticamente acabou e não adianta mais chorar pelo leite derramado, ou melhor, pelos resultados que não foram atingidos. Agora é o momento ideal para sentar e analisar tudo que foi feito ao longo de todos esses meses, para que seja feita uma avaliação com a intenção de descobrir se o saldo de 2024 foi positivo ou negativo, mas mais do que isto,  descobrindo as razões que nos levaram a estes resultados.

Porém, é importante ter em mente que, se durante essa jornada você descobrir que os erros foram maiores que os acertos, não se desespere e não brigue com os seus colaboradores, descontando possíveis frustrações em alguém. Não adianta querer achar algum culpado por esse desfecho, porque provavelmente foi uma situação onde várias pessoas estiveram, e talvez você também, mas não foi notada.

Essa avaliação pede calma e paciência para conseguir entender todos os detalhes e pontos que podem ter passado despercebidos. E o mais importante: o que precisa ser feito para que estas situações não voltem a se repetir. Por outro lado, se o saldo do seu ano foi mais positivo do que negativo, celebre as conquistas. Mesmo com metas atingidas, é preciso saber quais foram os acertos, para conseguir mantê-los e replicá-los, e também conhecer os possíveis erros, na tentativa de evitá-los.

Os OKRs – Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves) -, podem ser bem úteis durante esse processo, afinal, te incentivam a trabalhar com os dados, mais do que com meras opiniões, e são a melhor fonte para começar a conversa. Isso vai permitir que os enganos cometidos no caminho sejam compreendidos mais rapidamente e te ajudar a ver se está evoluindo na direção certa  com maior facilidade.

É claro que uma empresa que teve mais objetivos atingidos vai estar bem mais feliz com o trabalho que foi realizado em 2024, porém, não devem se acomodar, pelo contrário. O plano do próximo ano deve ser focado em manter essa qualidade e até subir a régua, para que seja viável atingir melhores resultados.

Por outro lado, para as empresas que estão encerrando o ano insatisfeitas, não é hora de desistir e sim de também criar um plano de execução de estratégia, mas focado em OKRs, que possuem ajustes frequentes, o que vai permitir identificar os erros mais cedo e evitar que termine o próximo ano com saldo negativo. Para este ano, não dá mais tempo de recalcular a rota, porém, sempre dá tempo de começar o próximo ano melhor do que terminamos este.