A Black Friday é uma das datas mais importantes para o varejo, uma oportunidade para alavancar as vendas e aumentar os lucros. Ao longo dos anos, a tecnologia tem sido uma grande aliada dos negócios para a data, organizando estoque e realizando uma gestão mais eficiente, garantindo mais vendas e lucratividade. Apesar disso, algumas ferramentas como a Inteligência Artificial estavam disponíveis apenas para as grandes marcas, pelo alto custo e complexidade de implementação. Neste ano, pela primeira vez, as pequenas e médias varejistas podem contar com o uso de IA para transformar a experiência de compra, tornando-a mais personalizada, eficiente e rentável.
Segundo pesquisa da Microsoft, a IA já é aplicada no dia a dia de 74% das pequenas e médias empresas do Brasil. O estudo mostra que as principais motivações das empresas ao investir neste tipo de tecnologia foram melhorar a experiência do cliente (61%), ganhar eficiência, produtividade e agilidade (54%) e garantir a continuidade do negócio (46%).
Os dados apontam que esta será a Black Friday da IA, com uso em escala da tecnologia por empresas de todos os tamanhos em todo o Brasil. Diante de tamanha concorrência, as pequenas e médias varejistas podem aproveitar a tecnologia para alavancar as vendas em lojas físicas.
O uso de IA permite que a marca se conecte profundamente com o consumidor, oferecendo produtos de forma personalizada. Baseado no histórico de compras do cliente, preferência de estilo, paleta de cores, tamanhos comprados, o sistema sugere combinações adequadas no ponto de venda. Assim, o vendedor pode direcioná-lo para os itens que realmente irão gerar interesse, aumentando as chances de conversão. Além disso, quando o consumidor escolhe uma determinada peça de roupa, por exemplo, o agente de IA pode sugerir um acessório para acompanhar, ajudando a aumentar o ticket médio da loja.
Para além da personalização, o agente de IA é capaz de oferecer insights em tempo real, mostrando quais combinações estão performando melhor, produtos de giro lento e os estilos que estão emergindo regionalmente para que o vendedor possa atuar como um verdadeiro consultor de estilo, mas também ajudando o gestor a realizar ajustes relevantes para aumentar a eficiência operacional do negócio.
A gestão de estoque também é positivamente impactada pela IA, já que a ferramenta traz informações importantes que ajudam a definir quais itens devem ser comprados em maior quantidade e a velocidade de reposição. O agente de IA realiza uma análise preditiva mostrando quais peças serão mais demandadas na Black Friday em cada loja e região, a previsão de demanda por SKU, os tamanhos e cores necessários.
Com a IA conectada ao sistema de gestão, o dono do negócio minimiza as chances de rupturas de estoque, melhora o mix de produtos e evita excesso de descontos por sobra, melhorando a margem de lucro. No fim das contas, o resultado do uso de IA no varejo é o aumento do ticket médio, personalização de experiência, maior fidelização de clientes, eficiência operacional e mais lucratividade.
Hoje, com o acesso democrático ao uso de IA, as pequenas e médias varejistas podem buscar sistemas de gestão no mercado que já trazem a tecnologia embutida. Isso ajuda o negócio a crescer, ter uma Black Friday mais estratégica, organizada e eficiente, além de impactar positivamente os resultados financeiros do negócio. Em meio à alta competitividade de descontos com e-commerces e grandes varejistas, é preciso utilizar todas as ferramentas disponíveis para se sobressair e ter uma Black Friday de sucesso.
Para o varejo de moda físico, a IA já se tornou uma realidade e deixou de ser um sonho distante e complexo. As ferramentas estão maduras o bastante para entregar valor real, especialmente em momentos de alta demanda como a Black Friday. As marcas que começarem a se planejar desde já, sairão na frente.
Rafael Reolon é diretor de Retail da Linx, empresa especialista em tecnologia para o varejo
Fonte: https://startups.com.br/negocios/ia-ja-e-usada-por-74-das-mpmes-diz-microsoft/?utm_source=chatgpt.com