O fim do ano costuma ser uma época de alta atividade econômica em diversos segmentos do varejo. Os descontos de períodos promocionais como a Black Friday e a busca por presentes para o Natal movimentam os consumidores em busca de boas oportunidades e promoções. O setor de moda é um dos mais aquecidos no período por conta das buscas por itens para as festas, férias e a troca de coleção com a chegada do verão.
De acordo com dados da Linx de 2023, o Natal registrou picos de vendas entre os dias 22 e 23 de dezembro, enquanto, no Ano Novo, os dias 29 e 30 movimentaram mais as lojas. O segmento de calçados, por exemplo, registrou um crescimento de 9% no volume de itens vendidos e 17% no valor total de compras transacionado no período natalino, quando comparado a 2022. Em dezembro de 2023, o setor de calçados registrou aumento de 8% na quantidade de pedidos e 16% no faturamento total do mês.
Apesar de o cenário já ser positivo para o varejista, sempre é possível investir em novas estratégias para impulsionar as vendas. De acordo com um levantamento realizado pela Conversion, janeiro de 2024 registrou um intenso fluxo de usuários nas plataformas de marketplaces, que cresceu 5,3%, com 1,17 bilhão de visitas, o maior número de acessos dos últimos 12 meses.
Os dados evidenciam como os marketplaces caíram no gosto do consumidor ao oferecer produtos de diferentes segmentos, marcas, tamanhos e fornecedores, com mais comodidade e segurança, tanto no pagamento quanto na garantia da entrega. Por conta de todo esse sucesso, as marcas têm investido cada vez mais em tecnologias para aprimorar a experiência dos clientes e alavancar as vendas nesses canais.
Como varejista desde muito jovem, iniciei minha loja no mundo digital antes mesmo da existência dos marketplaces. Hoje, acompanho a evolução das grandes marcas que buscam tornar-se um marketplace ou vender os seus produtos através dessas plataformas. Mas, para ter uma atuação de sucesso, é preciso apostar em diferentes estratégias de acordo com o tamanho e modelo do negócio.
Grandes franqueadoras apoiam franqueados a vender além da loja física e e-commerce da marca, estendendo a atuação para marketplaces. Para isso, fornecem a tecnologia necessária para que seus clientes ofereçam os produtos de maneira segura, rápida e integrada. Com um ERP unificado para todas as lojas, é possível ter uma visão mais estratégica do estoque, enviando os pedidos dentro do prazo, além do acesso total aos valores transacionados de maneira rápida e estratégica.
Uma das grandes dores de alguns varejistas é entender que não possuem estrutura suficiente para viabilizar um e-commerce próprio e perceber que estão perdendo vendas no digital. Dessa forma, a opção mais assertiva é o hub de marketplace integrado ao ERP para vender com facilidade, aproveitando o tráfego de grandes sites que tenham sinergia com o produto.
Essa solução é muito eficaz para pequenos e médios empreendedores, que podem utilizar o hub de marketplace para vender nas principais plataformas do país com poucos cliques. Há, ainda, tecnologias que ajudam o varejista a gerenciar desde a criação de novos anúncios até o processo de expedição das suas vendas, para ter um acompanhamento aprofundado das demandas e saber, inclusive, onde os produtos vendem mais e quais são os mais procurados.
A partir da análise dos dados, o varejista pode obter insights e traçar oportunidades para pesquisa e desenvolvimento de produtos, estratégia de pricing e tendências de consumo. Essas iniciativas enriquecem a estratégia B2C, seja num modelo de franquias ou de vendas para multimarcas.
O cenário nos mostra que as tecnologias especializadas para fazer a gestão do negócio, por meio de um ERP unificado e um hub de marketplace, ajudam o varejista a atuar com excelência, fornecendo uma visão detalhada do estoque para ter maior controle de eficiência no atendimento ao cliente e na entrega dos pedidos dentro do prazo.
Além da importância de uma relação próxima e de confiança com o consumidor para as marcas, os próprios marketplaces exigem que os vendedores que fazem parte da plataforma tenham bons indicadores de experiência de consumo. Triagens robustas e exigentes são feitas com frequência para ter controle sobre a qualidade dos atendimentos. Afinal, os consumidores se esquecem que os marketplaces são formados por várias empresas vendedoras e acabam atrelando as falhas no atendimento à plataforma.
A tecnologia é, portanto, uma grande aliada do varejista para atuar com excelência, fazendo com que ele se torne referência em atendimento para se destacar no marketplace, mesmo em meio a tantos outros concorrentes. Para alavancar ainda mais as vendas no período das festas de fim de ano, é importante definir estratégias inteligentes alinhadas com tecnologias de gestão. Os varejistas que entenderem os melhores formatos para criar experiências de compra personalizadas, eficazes e únicas, conseguirão transformar os negócios e atingir o sucesso de forma mais rápida e eficaz.