Momento do varejo de moda é promissor e deve ser aproveitado pelo varejista

Foto: unsplash
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Você já parou para pensar como o segmento de moda é relevante para a economia brasileira? De acordo com uma pesquisa do IPC Maps, a indústria da moda, líder em faturamento no e-commerce B2C global com vendas anuais de US$ 525 bilhões, está projetada para alcançar US$ 1 trilhão até 2025. Em constante ascensão, o setor cresceu 6,8% em 2023.

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Ainda segundo o IPC Maps, de 2022 para cá, foram abertos mais de 15 mil comércios varejistas de vestuários, calçados e artigos de viagens, o que representa um aumento de 1,4% em relação ao ano anterior, somando, atualmente, mais de 1.141.000 unidades presentes no Brasil. O segmento também está se tornando mais atraente aos olhos dos investidores. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), das 50 maiores redes de franquias do País (em número de unidades), 14% delas são voltadas à moda e vestuário.

Diante de tantas novidades nesse mercado em constante evolução, é muito importante ao varejista acompanhar as tendências do setor, mas também investir em uma tecnologia capaz de ajudá-lo a gerir de maneira estratégica o seu negócio. As novidades não apenas impulsionam as vendas, como são essenciais para fazer uma gestão baseada em dados, que facilita a tomada de decisão. Além de ERPs completos, que permitem ao varejista ter uma visão detalhada do estoque, dos valores transacionados em sua loja, do registro do pedido à emissão do cupom fiscal, já existem soluções mais avançadas que agilizam o atendimento e tornam a experiência do cliente cada vez melhor.

Os estabelecimentos de moda já podem contar com um aplicativo que aumenta infinitamente a capacidade de vendas. Com ele, o vendedor tem o processo completo de vendas na palma da mão e pode atender os clientes de qualquer lugar, seja dentro da loja ou fora dela. Com essa solução, o vendedor não apenas registra os produtos por meio da leitura do código de barras, como recebe o pagamento e emite notas fiscais a partir de soluções mobile. Ele também pode acompanhar vendas e pedidos, realizar trocas e tem acesso facilitado ao cadastro do cliente.

Outra solução que ajuda o varejista de moda a ampliar suas vendas é o catálogo digital, que pode ser compartilhado na internet (por meio de uma URL), redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram, entre outros) e plataformas de comunicação (WhatsApp e Telegram são os mais conhecidos), permitindo que seus consumidores consigam, por conta própria, criar pedidos e pagar suas compras antecipadamente direto no catálogo, com QR Code ou cartão.

Sem contar as soluções de relacionamento com o cliente ou CRM. Além de facilitar a comunicação com o consumidor e ajudar a conhecer o seu perfil de compra, oferecendo produtos e benefícios personalizados, essas soluções ajudam a aumentar as vendas, uma vez que oferecem descontos exclusivos para aqueles que realizam compras recorrentes, sendo uma excelente estratégia de marketing. Além disso, ajudam o varejista a manter uma comunicação fluida, entendendo seus pontos fortes e pontos que precisam ser melhorados, na visão do cliente. 

Por isso, minha dica é: o setor está em constante crescimento, mas a concorrência acirrada pode interferir no crescimento da loja. Além de investir em tecnologias e inovações nos produtos disponíveis na loja, busque por soluções de gestão que agilizam processos, minimizam erros que podem interferir na experiência do cliente e no faturamento da loja e ainda tornam o atendimento mais personalizado e ágil. Os dados gerados a partir da gestão de todas as vendas podem ajudar o varejista a tomar decisões estratégicas e fundamentais para o negócio crescer.