Quando você decide abrir um negócio, uma coisa é certa, você vai cometer erros pelo caminho. Afinal, tudo – ou praticamente tudo – é novo: a sua empresa, os processos, os eventuais colaboradores, entre outros fatores. Então, pode demorar até todos os pontos estarem alinhados e entrarem no eixo do jeito que você quer, se é que um dia estarão.
Porém, é preciso bastante atenção antes de se aventurar. O risco de um novo negócio não dar certo e falir logo no início costuma ser bem grande quando o dono não está preparado para lidar com as situações, para aprender rápido e se adaptar, e principalmente quando decide fazer algo que não tem pleno conhecimento.
Não me entenda mal, por favor. Não estou desmotivando ninguém a começar um negócio novo, muito pelo contrário. Eu mesmo fiz isso com minha carreira depois de mais de 20 anos de estrada. O fato é que é fundamental você ter noção de algumas coisas antes de tomar uma decisão tão importante quanto abrir uma empresa, pois é provável que existam consequências graves para o seu bolso, caso não dê certo.
Por exemplo, o primeiro passo é conhecer o mercado que deseja entrar. Se você não possui o mínimo entendimento de como funciona, dos valores em torno dessa realidade, as tendências e o que está em alta, não há a menor possibilidade de compreender o que fará sentido para o seu negócio e como irá se inserir neste contexto.
Você também precisa conhecer o público com quem pretende se comunicar. Quem você espera atingir? Seja com serviço ou produto, se não tiver um público-alvo determinado previamente, é bem provável que você se perca na confusão que é tentar agradar a todos os consumidores ao mesmo tempo, quando já sabemos que isso é uma tarefa impossível.
Além disso, é essencial ter uma reserva financeira para possíveis problemas ou imprevistos. É claro que abrir um negócio já demanda um dinheiro alto a ser investido, principalmente no começo, porém, ter uma quantia – mesmo que não seja tão grande – disponível para ser utilizada em ocasiões inesperadas, com certeza também poderá ajudar.
Visto este cenário de alta incerteza e pouca clareza dos caminhos a serem trilhados, adotar as premissas dos OKRs – Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves) -, para o seu plano de abrir um negócio para ser uma boa estratégia a seguir. A ferramenta vai te ajudar a ter mais foco no que você precisa fazer, sendo útil para esclarecer o que deve ser prioridade a cada ciclo, durante a abertura da sua empresa e depois para alavancá-la.
Literalmente, os OKRs representam objetivos e resultados. Ou seja, para você que está iniciando o seu negócio, é essencial ter claro quais são os seus objetivos e estabelecer o que te mostra que você está indo pelo caminho certo. Parece óbvio, mas está longe de ser simples e fácil.
Além disso, o ideal é definir um passo a passo para os resultados, mas não dá para se prender a eles. Assim, quando você estiver implementado o que planejou, é preciso estar atento se o que você está fazendo está te levando na direção desejada, caso contrário, é necessário recalcular a rota.
Nesta linha, crie sua visão de longo prazo, mas não faça um plano detalhado para isso. Defina objetivos de curto prazo e resultados-chave que sejam atrelados a ele. E faça isso em ciclos de 3 meses. Desta forma, você vai trilhar melhor o caminho de evolução do seu negócio.