OKRs na gestão

Trace metas e defina objetivos para começar o seu ano

É premissa da ferramenta dar mais clareza e foco para metas e objetivos

Trace metas e defina objetivos para começar o seu ano

Todo começo de ano costumamos dar ênfase nas metas que traçamos no final do ano que passou. Ficamos empolgados, dizendo quando e como iremos colocar em prática o que foi pensado. No entanto, o mais comum é muitas pessoas esquecerem dessas metas ao longo do caminho, como se perdessem o sentido com o passar do tempo e, com a falta de motivação, acabam não cumprindo nada.

Quando se trata de uma empresa, a situação não é muito diferente. É normal fazer muitos planos para o decorrer do ano, sonhando em alcançar grandes resultados, porém, quando não traçamos as metas e definimos os objetivos para conquistar tal feito, é praticamente impossível chegar onde queremos. E assim, os planos vão se esvaziando com o passar dos meses, o que só gera frustração.

Você pode estar se perguntando: certo, de fato isso acontece com frequência, mas como contornar essa situação? A resposta é bem simples: comece a adotar os OKRs – Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves) – na sua gestão e você verá uma diferença significativa. Afinal, é premissa da ferramenta dar mais clareza e foco para metas e objetivos, e vai facilitar o processo para conseguir estabelecê-los e eventualmente cumpri-los em uma governança pré-estabelecida.

Vou ser bem sincero e te dizer que não há receita de bolo, mas para funcionar, os OKRs precisam ser implementados da maneira certa, pois quando são iniciados com erros e equívocos, não serão capazes de auxiliar nos processos e ainda poderão levar a culpa por algo que não lhe diz respeito.

Mas, como assim? Se não há receita de bolo, como pode haver a maneira certa de implementar? Então, este processo é uma jornada onde o indivíduo ou o time vai evoluindo ao longo do tempo à medida que aprende a aplicar os conceitos na sua realidade. Então você precisa entender como corrigir estes erros que vão surgir ao longo da implementação.

O fato é que os OKRs possuem a estrutura perfeita para tirar do papel o que você planejou e colocar em prática, seguindo um caminho definido antes e com cada integrante do time sabendo a sua respectiva função para com o todo. Além de também possibilitarem ajustes frequentes no plano de execução de estratégia, por trabalharem com ciclos mais curtos, de geralmente três meses.

Este modelo de trabalho ajudará a cumprir metas e alcançar cada vez mais objetivos e mais rápido, atingindo assim os resultados esperados. É claro que essa mudança não irá acontecer da noite para o dia, pois os OKRs ainda não fazem milagre, mas são capazes sim de trazer melhorias para a estrutura e rotina da empresa, possibilitando tornar realidade o que antes era apenas um desejo.

Termino reforçando que, por mais que as metas tenham sido mal definidas no início, com a disciplina de acompanhamento é possível ir melhorando ao longo do tempo. Lembre-se, a disciplina vai te levar mais longe.