Entrevistas

Camarote Salvador espera movimentar R$ 150 mi na economia local, diz CEO

A CEO, Luciana Villas-Boas, afirmou em entrevista ao BP Money, que um dos maiores desafios é a inovação do evento que acumula 21 anos de edições

O Camarote Salvador, que lidera o mercado na capital mundial do carnaval de rua, promete movimentar cerca de R$ 150 milhões na economia baiana, em uma previsão fornecida para a equipe do BP Money. De acordo com a CEO, Luciana Villas-Boas, a expectativa financeira se embasa no ecossistema criado pela companhia, que para além do serviço de entretenimento fornecido pelo camarote durante o período festivo, a produção também dispõe de hospedagem exclusiva para os clientes, transporte e outros serviços.

Os seis dias de festas podem ter o ingresso custando quase R$ 14 mil e, em média, os foliões podem chegar a gastar R$ 35 mil durante o evento. A festa, que é produzida no período de um ano, costuma ter em torno de 90% do público composto por turistas. A capital baiana, por sua vez, é o 3⁰ destino mais procurados para passar o Carnaval, com expectativa de receber mais de 800 mil pessoas neste ano, segundo um levantamento feito pela Decolar, empresa de viagens. Além disso, para se ter uma ideia da presença do Camarote Salvador dentro de uma das maiores festas populares de rua do Brasil, há uma média na geração de empregos que toca a casa dos 4.500 mil, sejam eles diretos ou indiretos.

Em entrevista, a CEO ressalta que um dos maiores desafios é a inovação, haja vista que são 21 anos de edição na capital baiana. Ainda assim, Villas-Boas afirma que o empenho é de que os  foliões sejam sempre surpreendidos positivamente a cada novo ciclo. Veja a entrevista na íntegra abaixo.

Quanto o Camarote Salvador costuma movimentar durante o período carnavalesco e qual a projeção para este ano?

O Camarote Salvador espera movimentar cerca de R$ 150 milhões na economia local, considerando os gastos dos foliões com acessos, passagens, hospedagens, alimentação, lazer e transporte, além do investimento feito pela Premium Entretenimento para a realização do evento.

O evento recebe cerca de 90% de turistas e também gera empregos diretos e indiretos, com a contratação de mão de obra e fornecedores no Carnaval. Toda cadeia produtiva movimenta em torno de cinco mil pessoas.

Quando começa a produção do Camarote Salvador para o carnaval?

Começamos a planejar o próximo Carnaval já na quarta-feira de Cinzas. Observamos os erros e os acertos e entendemos o que podemos melhorar e trazer de novidade para a edição seguinte. Trabalhamos para oferecer uma experiência completa aos foliões, e isso requer organizar com antecedência, pesquisar as tendências de entretenimento e investir na qualificação da equipe. Esse planejamento vai até junho e, em seguida, iniciamos a contratação de artistas e fornecedores, o que se estende até outubro. Já as vendas de ingressos duram praticamente o ano inteiro, iniciando logo depois do fim do Carnaval.

O Camarote Salvador tem demonstrado engajamento com as pautas ESG. Como se dá esse elo entre a governança, sustentabilidade e responsabilidade social no período carnavalesco?

No Camarote Salvador, governança, sustentabilidade e responsabilidade social andam lado a lado e funcionam como pilares para que a grande festa aconteça de forma positiva. Acredito que sempre precisamos planejar um Carnaval consciente, com menos danos ao meio ambiente e com impacto positivo para a sociedade. E, para isso, desenvolvemos, em parceria com a consultoria Is Ecoa, um plano de sustentabilidade baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. São diversas ações que acontecerão nos seis dias de folia, mas destaco iniciativas como a Área de Acolhimento, estruturada para acolher mulheres vítimas de possíveis assédios ou outras violências, e a contratação de uma cooperativa para realizar em tempo real a separação e o descarte correto dos resíduos.

Qual é o maior desafio enquanto diretora executiva de um dos maiores camarotes do país?

Pela proporção do evento, um dos maiores desafios é inovar a cada ano, seja no line-up, nos serviços ou nas ações. Mas trabalhamos para que os foliões sejam sempre surpreendidos positivamente. Neste ano, por exemplo, vamos trazer o colombiano J Balvin para agitar os foliões com hits do reggaeton. Além disso, uma das características do Camarote Salvador é convidar grandes nomes da música eletrônica, como o Disclosure DJ SET, que estará conosco pela primeira vez. 

O que você acha que foi o combustível que te fez chegar na posição de CEO do Camarote Salvador? 

Grande parte da minha carreira foi nas áreas de planejamento e gestão de pessoas, ao longo dos anos, desenvolvi diversas expertises focadas na liderança de equipes de alta performance. O combustível é o aprendizado, faço questão de saber os detalhes de cada projeto, dialogar com os times e acompanhar as metas. Antes de entrar no Camarote Salvador, em 2013, atuei por 20 anos na Rede Bahia, passando por setores que foram fundamentais para construir uma bagagem sólida e diversa. Considero que cheguei ao cargo de CEO por causa dessa construção e por nunca me acomodar, sempre buscando as tendências para inovar o nosso produto. 

Perspectivas de Luciana Villas-Boas para o Carnaval

Projetamos uma festa incrível, com um conceito que representa a essência do Camarote Salvador e valoriza a capital baiana, o verão e a maior festa popular do planeta. O tema “Antes que o verão acabe” vem para reforçar a urgência de aproveitar todas as experiências e registrar momentos durante a estação mais intensa do ano. Os foliões vão curtir os shows dos maiores nomes do cenário musical do Brasil e do mundo – entre eles, J Balvin, Disclosure, Péricles e Kevin O Chris, que estarão pela primeira vez no evento. Esta edição vai ser especial e esperamos receber diversos foliões de vários lugares do país.