Artigo

Aprenda a estar preparado para as mudanças

Uma mudança, seja qual for, sempre vai gerar impacto, positivo e/ou negativo. Confira o novo artigo de Pedro Signorelli.

Mudanças
Foto: Freepik

Uma mudança, seja qual for, sempre vai gerar impacto, positivo e/ou negativo. Quando se trata de alguma coisa que afeta toda a sua empresa, o peso será ainda maior. Afinal, algo que já se conhece passará a ser feito de outra maneira, totalmente nova, que vai impactar os seus processos, a forma com que as pessoas interagem, etc.

Ninguém possui superpoderes para prever que uma mudança está próxima, especialmente quando se trata de uma alteração que surgiu diante de fatores externos, como guerras, pandemias, crises financeiras e diversos outros pontos que são capazes de alterar a configuração da sua empresa, e que estão totalmente fora do seu controle.

No entanto, é possível estar atento e preparado para quando esses fenômenos acontecerem, tanto na parte de processos quanto na parte de finanças da sua companhia. Isso pode ser feito ao adotar uma gestão por OKRs – Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves) -, que vão te ajudar a conseguir enxergar a situação com foco e clareza e permitir que você tenha melhor capacidade de reagir.

Como venho dizendo, os OKRs trabalham com metas de curto, médio e longo prazo. Então, se você tem um plano de execução de estratégia nesse formato, sempre tendo em mente o que precisa fazer para alcançar os seus objetivos, mesmo que uma mudança surja, você conseguirá se sobressair. “Já temos aqui na empresa. Quando acontece algo, montamos um war room e pronto”. Bom, você e o corpo de bombeiros tem o mesmo processo. Só que incêndios raramente acontecem, enquanto isso sua empresa vive apagando incêndio.

Trabalhando especialmente o curto prazo com foco em resultados, não ações, a ferramenta vai te permitir recalcular a rota de forma muito mais rápida e objetiva. Ou seja, se necessário, você conseguirá seguir por caminhos diferentes e mesmo assim conquistar os resultados que eram esperados, o que afetará pouco a sua empresa e ainda gera aprendizado, servindo como lição.

Já com mudanças internas, estas são mais controláveis, visto que a gestão é a responsável por conduzi-las, diferente dos fatores externos que mencionei anteriormente, o cuidado precisa ser redobrado. Digo isso porque caso não sejam bem executadas, o seu time vai sentir na pele o peso das suas decisões.

Por essa razão, é importante que todos estejam alinhados, isso é uma premissa da gestão por OKRs. Assim, quando uma mudança for proposta, os motivos devem ser informados, para que os colaboradores entendam que é o melhor a se fazer, e não se sintam desmotivados diante do que é novo, mas engajados para entregar uma performance cada vez melhor.

Neste sentido, avalie os prós e os contras, para ter o mínimo de certeza que a mudança vai trazer melhorias para todos os envolvidos, principalmente para a sua empresa, que será impactada diretamente com o que for proposto. Sabemos que mudar nem sempre é fácil, mas às vezes é preciso e quando feito da maneira certa, tende a trazer ótimos resultados.