Como recalcular a rota de forma adequada

Foto: unsplash
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Você provavelmente já se deparou com alguma situação no seu ambiente de trabalho em que tinha tudo para dar certo, mas deu completamente errado. É um sentimento frustrante e de impotência, sempre acompanhado daquela famosa e eterna dúvida: “E se eu tivesse feito diferente?”. Essa é uma pergunta que nunca vamos conseguir responder, pois não conseguimos voltar ao passado.

É claro que não tem como prever as situações, é quase impossível, ainda mais sem os superpoderes que costumamos ver em produções audiovisuais. No entanto, é possível se preparar para lidar com adversidades e tentar corrigir os erros imediatamente assim que perceber a existência deles.

Quando estamos no meio da execução de uma estratégia que foi proposta e percebemos que algo não está dando certo, o ideal é parar, analisar o problema e entender o motivo de não estar funcionando. Só depois de ter feito isso podemos começar a busca por eventuais soluções para a questão. Básico, né? Só que não é isso que vemos por aí.

O fato é que recalcular a rota durante um plano de ação é um processo bem mais difícil que parece. Não basta simplesmente surgir com várias ideias mirabolantes e que não fazem sentido com o que está sendo proposto. É fundamental sugerir caminhos que ajudem de verdade e que consigam agregar valor.

O timing para tomar essa decisão é muito importante. Afinal, deixar para mudar tudo na última etapa não vai adiantar nada e vai acabar piorando o que já está ruim, pois na ânsia de tentar acertar nos 45 do segundo tempo, os erros podem acabar sendo ainda mais graves, gerando consequências sérias para a empresa como um todo.

Uma gestão por OKRs – Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves) – vai lhe possibilitar recalcular a rota de forma adequada, principalmente por trabalhar com ciclos curtos, de três meses, que permitem que erros sejam identificados de maneira mais rápida, evitando problemas maiores.

Além disso, uma das premissas da ferramenta é que todo o time esteja alinhado sobre suas tarefas e o que precisam fazer para atingir os resultados estabelecidos. Como estão cientes das metas e do passo a passo, fica mais fácil que os colaboradores se juntem para propor soluções, não sendo responsabilidade apenas do líder/gestor.

Um bom trabalho em equipe pode ser extremamente eficaz no momento de recalcular a rota, pois é bem comum que algumas pessoas percebam detalhes que outras não notaram e vice-versa. Essa junção de partes vai auxiliar para entender o todo, sendo possível enxergar o que precisa ser feito.

Qual problema você e seu time estavam tentando resolver? Quais resultados você e seu time estavam esperando alcançar? Quais métricas mudaram após as ações terem sido colocadas em prática? São perguntas que vocês deveriam se fazer. As respostas diferentes das pessoas vão te mostrar como a clareza e o alinhamento podem ser melhorados e com isso, aumentar a eficiência e a eficácia dos processos de execução.