Ações imobiliárias

Explorando as Ações no Mercado de Imóveis

Para quem já está mais dentro da bolsa de valores, sabe que uma boa possibilidade de investimento são as ações imobiliárias

Ações
Foto: Pexels

Se você acompanha o mercado econômico, provavelmente sabe que o mercado imobiliário tem crescido muito nos últimos anos.

Além das diversas oportunidades de investimento, cada vez mais e mais pessoas procuram um novo lar para comprar, o que faz com que o mercado continue sempre aquecido.

Para quem já está mais dentro da bolsa de valores, sabe que uma boa possibilidade de investimento são as ações imobiliárias.

Dentro do ramo dos imóveis, você pode encontrar diversos tipos de investimentos e empresas em diferentes cidades.

Por exemplo, existem pessoas que preferem investir em um flat em São Paulo para alugar, seja para moradia ou por temporada.

Enquanto isso, existem pessoas que acham mais seguro comprar ações imobiliárias de empresas que estão dentro do ramo.

Mas afinal, o que são ações imobiliárias?

Se você quer saber a resposta para essa pergunta, continue lendo este texto, que vamos te explicar mais sobre as ações no mercado imobiliário!

O que são ações imobiliárias?

As ações imobiliárias basicamente são as ações comuns do mercado imobiliário, a única diferença é o tipo da empresa.

No mercado imobiliário, as ações das empresas geralmente são compradas e vendidas na B3 (Bolsa de Valores do Brasil), e com isso, os recursos obtidos são investidos na própria empresa.

O valor adquirido pode ser usado tanto para o crescimento da própria companhia ou para pagar os os custos das obras que estão ou serão construídas.

Depois de investir na empresa e negociar uma ação, o comprador se torna um dos sócios, e com isso, terá direito a uma porcentagem nos lucros da mesma.

Vale ressaltar que também existem imobiliárias que oferecem ações na bolsa e, ao invés de construírem imóveis, elas podem comprá-los para vendê-los ou oferecer os serviços de consultoria e intermediação.

Quais são os riscos de investir em ações imobiliárias?

Pelo fato do mercado imobiliário estar bem aquecido nos últimos anos, as ações imobiliárias vem sendo uma ótima forma de investimento, mas ainda sim, existem diversos riscos.

É importante lembrar que o mercado imobiliário é cíclico, e como em muitas outras áreas, depende de diversos fatores para elevar suas vendas.

Um desses fatores, por exemplo, é a taxa Selic, que nada mais é do que a taxa básica de juros da economia brasileira, determinada pelo Banco Central.

Ela influencia diretamente nos custos de empréstimos e investimentos, afetando diretamente o mercado imobiliário ao impactar as taxas de financiamento e rentabilidade de investimentos relacionados à propriedade.

Por isso, a variação da Taxa Selic afeta o mercado diretamente, tanto para o crescimento quanto para a queda no valor das ações imobiliárias.

Outro ponto importante é que este tipo de ação gera uma renda variável, ou seja, o valor que você receberá não será o mesmo sempre.

Obviamente, existem ocasiões em que a renda pode ser alta, mas também existem vezes que pode ser extremamente baixa.

Portanto, podemos dizer que as ações imobiliárias oferecem sim um certo risco, mas um estudo aprofundado sobre o mercado imobiliário pode te ajudar a entender melhor o ramo.

Tipos de ações imobiliárias

Como falamos acima, as ações imobiliárias no Brasil são comercializadas pela nossa Bolsa de Valores, a B3.

Dentro dela, existem dois tipos dessas ações, que são chamados de intermediação e exploração.

A intermediação, como já diz o nome, consiste no trabalho em aproximar as pessoas interessadas em imóveis (tanto venda quanto aluguel) com as empresas e corretores que estão vendendo.

Já a exploração é feita através das empresas que compram imóveis e os comercializam depois, seja venda ou aluguel.

Este é um ponto importante para quem busca investir na bolsa, pois, por exemplo, se o mercado de aluguel está crescendo nas últimas semanas, uma boa opção é investir em empresas especializadas neste tipo de serviço.

Conclusão

Como você pode ver acima, as ações imobiliárias podem ser uma ótima forma de investimento para quem procura entrar de vez no mercado de ações.

Por ser um ramo que vem crescendo nos últimos anos, as empresas imobiliárias tendem a gerar lucros e muitas oportunidades de investimento.

Apesar disso, antes de tomar qualquer ação, é necessário fazer um estudo de mercado, para entender as forças e riscos que esses investimentos podem ter.

Lembre-se: entender e conhecer tanto o mercado de ações imobiliárias pode te ajudar a escolher o melhor caminho a se traçar dentro deste ramo.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile