Foto: Divulgação/ CNN
Foto: Divulgação/ CNN

A extrema maioria dos moradores de favelas da cidade do Rio de Janeiro são a favor da megaoperação policial realizada nesta semana nas favelas da Penha e do Alemão, na zona norte carioca, de acordo com o levantamento da AtlasIntel, divulgado nesta sexta-feira (31). O índice de apoio à operação entre os moradores, segundo a pesquisa, é de 88%.

O levantamento ainda indica que, no Brasil como um todo, o apoio à operação conduzida pela Polícia Civil, Militar e pelo BOPE (Batalhão de Operações Especiais) do estado do Rio de Janeiro é de 55,2%, enquanto 42,3% dos brasileiros desaprovam a atitude e 2,5% não souberam responder.

Na cidade do Rio de Janeiro, especificamente, a taxa de aprovação é superior ao nacional, batendo 62,2%. A desaprovação, por sua vez, atinge 34,2% e outros 3,6% não souberam responder.

Foram 1.089 pessoas entrevistadas no país e 1.527 na cidade do Rio de Janeiro nos dias 29 e 30 de outubro.

Em meio à forte repercussão nacional, a megaoperação policial mobilizou mais de 2,5 mil agentes de segurança pública e deixaram 121 mortos, tornando-se a mais letal do Rio de Janeiro.

Desempenho de Lula na segurança pública

Acerca da atuação do presidente Lula (PT) na área de segurança pública, a avaliação do petista é vista como ruim ou péssima por 50% dos brasileiros. Para 31%, é ótima ou boa, e 19% enxergam o desempenho como regular.

Na cidade do Rio de Janeiro, especificamente, 59% dos entrevistados enxergam o desempenho de Lula como ruim ou péssimo, enquanto 27% consideram bom ou ótimo, e 12% acham regular.