Concessão em risco

Apagão em SP: Enel mobilizou menos técnicos do que deveria, diz Aneel

Ainda segundo a agência, a Enel não cumpriu com o plano de contingenciamento para enfrentar a crise climática

Enel
Foto: Paulo Pinto/ Agência Brasil

O estado de São Paulo (SP) caminha para o terceiro dia consecutivo de apagão, com mais de 500 mil residências sem energia elétrica apenas na capital, e a Enel tem culpa no cartório, segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Segundo o diretor-geral da agência, Sandoval Feitosa, a empresa mobilizou menos técnicos do que deveria.

Ainda de acordo com Feitosa, a Enel não cumpriu com o plano de contingenciamento para enfrentar a crise climática e evitar grandes apagões. “A percepção que nós temos a respeito da recuperação do serviço é que ela [a Enel] de fato não tem atendido todas as expectativas com relação ao ano passado”, afirmou Saldoval.

A Aneel afirma que 2,1 milhões dos 2,6 milhões de consumidores afetados por interrupções no fornecimento de energia em São Paulo estão localizados na área de concessão da Enel. O Procon-SP anunciou que vai notificar a Enel para explicar a demora para a volta da energia.

No domingo, a empresa afirmou que o serviço foi restabelecido para 1,4 milhão de clientes, mas não definiu prazo para solução do problema para os 698,8 mil que ainda estão no escuro. Na manhã desta segunda, a concessionária atualizou o número: 537 mil continuavam sem energia elétrica.

Segundo a Enel, cerca de 354 mil estão na capital paulista, 38,1 mil em São Bernardo do Campo, 36,9 mil em Cotia e 32,7 mil em Taboão da Serra.

Segundo a Enel, cerca de 1.700 técnicos estão trabalhando para tentar resolver o problema, e equipes de outros estados, como Rio de Janeiro e Ceará, e até funcionários de outras distribuidoras, serão utilizados para ampliar o grupo de profissionais dedicados à força-tarefa.

Aneel diz que pode rever concessão da Enel

Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que, dos 2,6 milhões de endereços afetados pela falta de energia na cidade de São Paulo e em municípios do interior devido às chuvas e ventos fortes na última sexta-feira (11), 2,1 milhões estão na área de atuação da Enel.

A Aneel declarou que a empresa será intimada imediatamente a fornecer explicações, alertando que poderá reavaliar a concessão e recomendar sua “caducidade” ao Ministério de Minas e Energia caso não apresente uma solução rápida e eficiente para a normalização do serviço.

Em comunicado, a Enel informou que, dos 2,1 milhões de consumidores afetados, 650 mil já tiveram o fornecimento de energia restabelecido. No entanto, a empresa não forneceu um prazo para a solução completa do problema no Estado. Além da capital, os municípios mais impactados incluem Taboão da Serra, Cotia, São Bernardo do Campo, Santo André e Diadema.

No início de novembro do ano passado, um apagão provocado por um temporal também deixou quase 4 milhões de endereços sem energia em São Paulo. Na ocasião, o serviço levou uma semana para ser totalmente restabelecido após o evento climático extremo.