O BC (Banco Central) comunicou, na sexta-feira (22), um incidente de segurança que culminou no vazamento de dados pessoais e chaves PIX. As informações estavam sob responsabilidade da Sumup Sociedade de Crédito Direto S.A. Somente nesta semana esse foi o segundo incidente do tipo, informado pelo banco.
Segundo o BC, os dados vazados eram sensíveis, como senhas, informações de movimentações, saldos financeiros, contudo, o que estava sob sigilo bancário não foi exposto, de acordo com o Valor Investe.
Na nota, a instituição afirmou que “falhas pontuais em sistemas”da Sumup foi o que levou ao incidente. Além disso, as informações obtidas são cadastrais, logo “não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, disse o BC.
Conforme registros, o período do incidente foi de 28 de setembro de 2023 a 16 de março de 2024. Ao todo, 87.368 chaves PIX tiveram os dados cadastrais potencialmente expostos. Nome de usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número conta foram os tipos de informações veiculadas.
O BC informou, ainda, que os clientes que tiveram seus dados expostos receberão notificação apenas pelo aplicativo ou internet banking da instituição.
“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, disse em nota.
BC do Brasil ganha título de ‘Banco Central do Ano’
O BC (Banco Central) do Brasil venceu na categoria “Banco Central do Ano” do Central Bankings Awards 2024, da Revistra Central Banking.
É a quarta vez que o BC do Brasil recebe a premiação do Central Banking. Em 2023, o BC venceu a categoria “Melhor Gestor de Reservas”, enquanto, em 2020, venceu duas categorias: gerenciamento de riscos e melhor site de banco central.
Em 2019, o Banco Central do Brasil ganhou o prêmio de Best Sandbox Initiative, com apoio ao desenvolvimento de protótipos de sandbox atendendo a regulamentos completos já de partida.