Rede social voltou?

Bolsonaro volta ao X, antigo Twitter, e critica 'censura' de Moraes

O ex-presidente também chamou de 'arbitrária' decisão de Moraes de bloquear contas da Starlik para pagamento de multas do X

Bolsonaro
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi um dos que voltou a postar no X, antigo Twitter, nesta quarta-feira (18), após a plataforma ser liberada para a maioria dos usuários.

Bolsonaro criticou o bloqueio da rede social, ordenado pelo ministro Alexandre de Moraes, e agradeceu parte da população pelas manifestações contrárias ao que classificou como “censura”.

“Parabenizo a todos pela pressão que fazem as engrenagens circularem na defesa da democracia no Brasil. Desistir não é uma opção e os senhores é que alimentam um futuro próspero a nosso país. Nos últimos dias, os brasileiros testemunharam acontecimentos que lançaram ainda mais luz sobre os graves retrocessos à liberdade no Brasil”, escreveu Bolsonaro.

Na mensagem publicada no X, o ex-presidente da República não cita o nome de Moraes, mas critica a suspensão da plataforma no país.

“O X foi banido por questionar decisões judiciais que exigiam não só a remoção pontual de postagens, mas a exclusão permanente de perfis. Isso é censura prévia, prática vedada pela Constituição e uma grave violação de direitos fundamentais”, escreveu Bolsonaro.

No longo texto publicado no X, Bolsonaro também afirma que a Starlink, outra empresa de propriedade de Musk, “foi punida arbitrariamente” pela Justiça brasileira. A companhia teve suas contas bancárias bloqueadas no país como forma de garantir o pagamento de multas aplicadas ao X.

“A Starlink também foi punida arbitrariamente, tornando-se vítima colateral de uma disputa judicial da qual não era parte. Isso mina a segurança jurídica e a confiança dos investidores. O Brasil deveria ser um porto seguro para investimentos e inovação, mas afugenta investidores e rejeita empresas inovadoras”, escreveu Bolsonaro.

X, antigo Twitter, voltou a funcionar de vez no Brasil? Entenda

X, antigo Twitter, voltou a funcionar para vários usuários no Brasil. Frases como ‘Ele voltou’ e ‘Gente o Twitter’ estão no Trending Topics do aplicativo na manhã desta quarta-feira (18).

Segundo relatos, os acessos estão ocorrendo a partir de celulares, Android ou iOS. Também foi possível acessar a rede social por meio do navegador Google Chrome.

O retorno, porém, não passa de uma instabilidade, segundo o STF (Supremo Tribunal Federal).

“O Supremo Tribunal Federal está checando a informação sobre o acesso ao X por parte de alguns usuários. Aparentemente é apenas uma instabilidade no bloqueio de algumas redes”, relatou a assessoria.

Por meio de nota, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicaçoes) afirmou que uma equipe interna está verificando o ocorrido.