Após três anos do “fim da pandemia” de Covid-19, o setor do turismo está se recuperando de forma considerável. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de atividades turísticas no Brasil teve um aumento de mais de 5% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024, marcando o décimo resultado positivo consecutivo.
De acordo com Celso Sabino, ministro do Turismo, “o turismo brasileiro vive um momento espetacular”. E isso se reflete também nos serviços turísticos nas 14 unidades federativas em que há medição desses indicadores: os principais destaques são as atividades turísticas no Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Santa Catarina e São Paulo.
Brasil tem chamado a atenção de turistas
Muito desse crescimento do setor se explica pela visibilidade que o Brasil tem ganhado para turistas do mundo inteiro. Em 2025, o país já registrou a entrada de quase 4,5 milhões de turistas internacionais: é o maior valor da história para este período. Esta marca foi alcançada somente no mês de agosto de 2024, de acordo com dados do Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal.
Os turistas internacionais correspondem a 65% de todo o fluxo registrado em 2024, o que é um avanço muito considerável para o setor. Isso se deve, segundo Marcelo Freixo (presidente da Embratur), à “imagem positiva que o Brasil constrói no mundo. (…) Recuperamos nossa reputação e credibilidade”.
Viagens domésticas ganham força
O turismo dentro do próprio país está em alta: de acordo com a Booking, 58% dos turistas brasileiros preferiram fazer viagens domésticas este ano, sendo motivados pelas seguintes razões: facilidade para se organizar (52%), custo-benefício (45%) e grande oferta de experiências que o Brasil tem a oferecer (45%). Outros 35% pontuaram sobre a conveniência de viagens mais curtas, e 32% dizem se sentir mais seguros com voos domésticos.
Isso reflete também um comportamento dos brasileiros, que têm preferido roteiros mais curtos e focados em experiências, além de pesquisar e comprar pacotes de viagens. Ganham destaque grandes eventos, como shows internacionais de astros do pop no Rio de Janeiro, cidades históricas, praias menos movimentadas e regiões serranas, principalmente em locais que têm bom clima e com bom custo-benefício.