Defesa nacional

Brasil firma parceria na produção de armas e compra de navio

Em feira internacional, Exército assina acordo com Reino Unido para produzir artilharias no Brasil e Marinha adquire navio de guerra britânico

Foto: Marinha do Brasil
Foto: Marinha do Brasil

Em mais um resultado obtido na participação brasileira na DSEI (Defense and Security Equipment International), realizada em Londres, o Exército assinou com o Reino Unido uma declaração de intenções para a produção de obuseiros (tipo de canhão móvel de longo alcance) no Brasil.

A assinatura da parceria se deu nesta quinta-feira (11), durante a nova edição de uma das principais feiras de defesa e segurança do mundo, que reúne governos, Forças Armadas, líderes da indústria e representantes do setor.

O evento em Londres conta com a participação de empresas privadas do Brasil, representantes do Ministério da Defesa e das Forças Armadas.

O Brasil conta, inclusive, com um pavilhão exclusivo para empresas nacionais. Ao menos 11 empresas brasileiras estão presentes na feira.

De acordo com informações da CNN, a produção do obuseiro será conjunta entre o Exército do Brasil e a BAE Systems, empresa inglesa do setor de defesa e fabricante original do obuseiro.

A parceria entre Brasil e Reino Unido prevê a fabricação dos obuseiros no Arsenal de Guerra de São Paulo, do Exército.

O obuseiro inserido no contrato é o L119, uma peça leve, de calibre 105 mm, com artilharia considerada moderna e que se destaca, principalmente, pela mobilidade e adaptabilidade.

Esse obuseiro pode ser facilmente transportado por qualquer caminhão, devido ao peso relativamente baixo.

Brasil avança em parcerias com Reino Unido

A parceria para produção do obuseiro é o segundo acordo no setor de defesa assinado entre Brasil e Reino Unido nesta semana.

Na última quarta (10), a Marinha do Brasil assinou o contrato de aquisição do HMS “Bulwark”, da Marinha Real Britânica, classificado como navio doca-multipropósito da Classe “Albion”.

O acordo decorre do protocolo de intenções firmado em abril deste ano, durante a LAAD Defence & Security 2025, realizada no Rio de Janeiro.

A assinatura foi oficializada a bordo do HMS “Mersey”, pelo diretor-geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa, e pelo Second Sea Lord da Royal Navy, Vice-Almirante Martin Connell, com a presença do comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.

A relevância da cooperação entre os dois países foi ressaltada pela Embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, que destacou a importância estratégica do HMS “Bulwark” para as necessidades operacionais e humanitárias da Marinha do Brasil.

“A aquisição do HMS ‘Bulwark’ simboliza um novo marco na parceria estratégica entre o Reino Unido e o Brasil. Trata-se de um meio com comprovada capacidade de resposta a situações de crise, que contribuirá significativamente para o fortalecimento das capacidades operacionais da Marinha do Brasil, tanto em missões humanitárias quanto em operações de Defesa. É motivo de grande orgulho para o Reino Unido apoiar um aliado tão próximo, promovendo o intercâmbio de conhecimento e fomentando a cooperação entre nossas Marinhas”, disse Stephanie Al-Qaq.

O HMS “Bulwark” possui 176 metros de comprimento, deslocamento de 18.500 toneladas e capacidade para até 710 militares.

O navio mantém velocidade média de 18 nós, equivalente a aproximadamente 34 quilômetros por hora. Com expressiva capacidade de transporte de pessoal, veículos e carga, o navio está preparado para operar em cenários de calamidade pública.

A embarcação também possui capacidade para transportar ambulâncias e equipamentos de engenharia voltados à reconstrução de infraestrutura crítica, além de oito embarcações auxiliares destinadas a missões de resgate e ao transporte de pessoal e suprimentos em áreas de difícil acesso.

Ampliação da capacidade de atuação da Marinha

O navio é apto a realizar o envio célere de estruturas para hospitais de campanha, mantimentos, medicamentos e outros itens essenciais diretamente às áreas atingidas, contribuindo de forma decisiva para a preservação de vidas.

Além de sua vocação humanitária, será empregado na proteção da Amazônia Azul, área estratégica das águas jurisdicionais brasileiras, rica em recursos naturais e minerais.

Nesse contexto, o comandante da Marinha, Almirante Marcos Olsen, destacou:

“A aquisição do HMS ‘Bulwark’ constitui um marco no esforço de recomposição do núcleo do Poder Naval, contribuindo sobremodo para o exercício da soberania em águas sob jurisdição do Estado”, afirmou.

“A Marinha do Brasil reafirma, assim, seu compromisso com a ampliação da capacidade de presença em áreas de interesse e com a condição de eficiência adequada para atuar em diferentes cenários, seja em operações de defesa ou em apoio à população brasileira em situações de emergência, em especial nas respostas a desastres naturais e missões de assistência humanitária”, completou o comandante.