O Banco BV concluiu sua primeira operação de Pré-Pagamento à Exportação (PPE) com selo verde, por meio da unidade internacional em Luxemburgo, que completa um ano de funcionamento em outubro. A operação, no valor de US$ 200 milhões, foi contratada pela Caramuru Alimentos e estruturada de forma sindicalizada, com a participação de oito instituições financeiras.
Segundo o banco, a iniciativa está alinhada ao compromisso com práticas sustentáveis e representa um avanço na oferta de crédito externo competitivo para empresas brasileiras.
“O início das operações internacionais em Luxemburgo nos permitiu oferecer aos clientes soluções mais competitivas em financiamento externo”, afirmou Rogério Monori, diretor executivo de atacado do BV.
A operação segue os moldes do Adiantamento de AOC (Operações de Câmbio) sustentável realizado entre as duas empresas em 2024. O componente verde do financiamento respeita tanto o framework ESG do banco BV quanto o Marco de Financiamento Verde da Caramuru.
Os recursos obtidos serão destinados à aquisição de soja, ao processamento, comercialização e exportação de biocombustíveis, com parte da matéria-prima proveniente da agricultura familiar, segundo informou o banco.