Panorama geral das eleições

Eleições 2024: Boulos e Nunes empatam em SP; veja outras capitais

A terceira colocada no ranking, a deputada Tabata Amaral (PSB), tem 8%, Marina Helena (Novo) e Kim Kataguiri (União Brasil), vem em seguida

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O deputado Guilherme Boulos (Psol) e o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), aparecem empatados na corrida pelas eleições municipais de 2024, conforme pesquisa Datafolha.

Divulgado na segunda-feira (11), o levantamento mostra que 30% das intenções de voto reservam-se a Boulos, enquanto Nunes tem, até o momento, 29% dos residentes da cidade.

Em uma visão panorâmica, o Datafolha – sob registro SP-08862/2024, na Justiça Federal – revelou que a terceira colocada no ranking da disputa, a deputada Tabata Amaral (PSB), tem 8% das intenções de voto. Marina Helena (Novo) e Kim Kataguiri (União Brasil) vem em seguida com 7% e 4%, respectivamente.

Nos detalhes da pesquisa sobre as eleições, entre os homens, Boulos e Nunes também empataram com 32% e 31%, em sequência. Ao mesmo tempo, com as mulheres o resultado foi próximo, 28% e 27% para cada um deles, respectivamente. 

Já entre os eleitores mais jovens (16 a 24 anos), a porcentagem de Boulos é expressiva, 31% frente aos 13% de Nunes. Na mesma linha, no quesito renda, entre as famílias que recebem de 5 a 10 salários os números ficaram em 43% a 31%. Assim também ocorreu na faixa de renda superior a 10 salários – 41% a 17% para Boulos e Nunes, respectivamente.

Eleições em capitais do País

Rio de Janeiro (RJ)

Na disputa pela prefeitura da capital fluminense, o atual prefeito Eduardo Paes (PSD) aparece com 41% das intenções de votos, seguido do deputado federal Alexandre Ramagem (PL), com 8%. Os dados são do índice CNN, o agregador de pesquisas foi desenvolvido pela CNN Brasil junto com o Ipespe Analítica. 

O índice mostra as porcentagens utilizando um algoritmo para fazer a projeção, com base nos levantamentos realizados por variados institutos. O algoritmo não apenas soma os números, mas usa outros aspectos para elaborar a metodologia.

A exemplo, o período das entrevistas tem relevância – quanto mais recente, mais peso terá -, bem como o histórico dos institutos e o tamanho das amostras dos levantamentos.

Belo Horizonte (MG)

Na capital de Minas Gerais as pesquisas também apontam um empate técnico entre Carlos Viana (Podemos) e Bruno Engler (PL).

O levantamento do Real Time Big Data – registro MG-00558/2024 -, divulgada em 3 de março, revela que Viana tem 21% e Engler, 15% das intenções de voto para as eleições. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Salvador (BA)

Entre os soteropolitanos, cerca de 51% das intenções de votos são direcionadas a Bruno Reis (União Brasil), atual prefeito da cidade. Geraldo Júnior (MDB), vice-governador da Bahia, vem em seguida com 18%. 

Os números da Atlas Intel, sob registro na Justiça Federal – com código BA-06287/2024 – foram divulgados na terça-feira (12). Com margem de erro de 3 pontos percentuais, o levantamento entrevistou 809 pessoas, entre 4 e 7 de março. 

Fortaleza (CE)

Segundo o Paraná Pesquisas – registro CE-00352/2024 – no levantamento divulgado em 17 de janeiro, o Capitão Wagner (União Brasil) lidera as intenções de voto à prefeitura de Fortaleza. Enquanto isso, José Sarto (PDT), aparece com quase 17 pontos atrás, com 21,8% das perspectivas de voto para as eleições deste ano.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile