Cenários para 2026

Em Brasília, Lula perde para Bolsonaro, Caiado e Michelle

Paraná Pesquisas entrevistou eleitores do Distrito Federal, e no levantamento Lula ganha apenas de Tarcísio de Freitas

Candidatos 2026 de acordo com pesquisa
Candidatos 2026 de acordo com pesquisa

Vitória sobre Tarcísio de Freitas e derrota para Jair Bolsonaro, Ronaldo Caiado e Michelle Bolsonaro. Esse é o cenário enfrentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em recente levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (1º), e que foi realizado com eleitores do Distrito Federal.

A nova pesquisa apresentou quatro cenários de simulação para 2026, e Lula ficou à frente apenas na disputa contra o governador de São Paulo.

Na disputa contra Tarcísio de Freitas, o presidente Lula marcou 24,3% das preferências, contra 24,1% do governador. Um cenário, portanto, de empate técnico.

Já na simulação entre Lula e Jair Bolsonaro, o ex-presidente aparece com 40,3% das intenções de voto, contra apenas 23,8% do líder petista.

O presidente também perde quando seu adversário é o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União). Lula registrou neste cenário um total de 24,1% das menções, contra 28,9% de Caiado.

Neste cenário, também aparecem Ciro Gomes, com 11,05%, Ratinho Junior, governador do Paraná, com 9,5%, e o governador gaúcho Eduardo Leite (3%).

Michelle melhor que Caiado

A primeira-dama Michelle Bolsonaro registrou resultado melhor do que Caiado na simulação de disputa contra Lula, marcando 31,4% contra 23,6% do presidente.

Neste cenário com Michelle, o governador de Goiás aparece em terceiro, com 17,1%, enquanto Ciro Gomes está em quarto com 9,3%.

O quadro de respostas espontâneas, na qual o entrevistado responde sem a apresentação de fichas com nomes de candidatos, o presidente Lula também é derrotado por Jair Bolsonaro, que teve 18,4% das menções, contra 12,3% do atual presidente.

Foram também mencionados de forma espontânea o governador Caiado (1,3%), Tarcísio de Freitas (1,1%), Ciro Gomes (0,6%) e Michelle Bolsonaro (0,3%).

Na pesquisa espontânea, nada menos que 56,8% dos entrevistados disse não saber ainda quem será seu escolhido para a presidência em 2026.

Esse resultado, somados a outros 8,4% que afirmam que votaram em branco ou nulo, revela um total de mais de 65% que não citam qualquer candidato a presidente da República de forma espontânea.

Aumento da desaprovação ao governo

A sondagem do Paraná Pesquisas apresenta más notícias para o presidente Lula também na avaliação dos entrevistados sobre o seu governo.

Um total de 46,3% diz que o governo Lula é “péssimo”, enquanto outros 10,4% afirmam ser “ruim”, o que perfaz 56,7% de avaliações negativas.

Do lado das avaliações positivas, 7,8% dizem que a administração petista é “ótima”, e 15,3% afirmam ser “boa” (um total de 23,1%).

O Paraná Pesquisas revela ainda que 63,6% dos entrevistados dizem desaprovar o governo Lula, enquanto a aprovação está em 33%.

Na pesquisa realizada em julho do ano passado, a aprovação do presidente estava em 40,4%, e a desaprovação chegou a 55,7%. Enquanto a desaprovação subiu cerca de oito pontos, a aprovação ao presidente caiu 7%, em um período de oito meses.

O levantamento ouviu 1.600 eleitores de forma presencial entre os dias 21 e 25 de março no Distrito Federal. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.