Tragédia climática

Emergência no RS: confira alternativas para doações pelo Brasil

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul contabilizou 85 mortes e 134 desaparecidos em decorrência das fortes chuvas no estado

Enchentes no Rio Grande do Sul
Tragédia no Rio Grande do Sul / Foto: Divulgação/Concresul

Oito meses depois de enfrentar enchentes que colocaram todo o estado em em situação de emergência, após a passagem de um ciclone extratropical, o Rio Grande do Sul vive, desde o início de maio, a pior tragédia climática da história.

Segundo informou o Estadão, a Defesa Civil do Estado contabilizou 85 mortes e 134 desaparecidos em decorrência das chuvas. O governo federal reconheceu calamidade pública em 336 cidades, ou seja, dois terços dos municípios gaúchos.

Em meio à calamidade, agentes de segurança pública e voluntários trabalham para realizar resgates, buscar desaparecidos e levar água, mantimentos, roupas e itens básicos de higiene para a população.

Fora do estado, através das redes sociais, um movimento intenso de “vaquinhas” acontece para destinar dinheiro às cidades mais afetadas, partindo de instituições públicas, privadas e filantrópicas. A seguir, confira postos de doação e contas bancárias disponíveis para angariar recursos para o Rio Grande do Sul nas principais capitais do país.

Doações em São Paulo

O Fundo Social de São Paulo (FUSSP) está recebendo doações entre 8h e 17h no depósito do FUSSP, localizado na Avenida Marechal Mário Guedes, 301, no bairro do Jaguaré, na capital.

Também é possível entregar doações em qualquer um dos 241 postos Poupatempo da capital, Grande São Paulo, Baixada Santista, Litoral Norte e interior.

Rio de Janeiro

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro (CMRJ) passa a receber doações que serão encaminhadas diretamente às pessoas afetadas pelas enchentes que assolam o Rio Grande do Sul desde a última semana, deixando mais de 80 mortos e sendo considerada a maior tragédia natural da história do estado.

Os donativos podem ser entregues no saguão do Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia, região central da capital fluminense, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. A prioridade é água mineral, alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal e limpeza.

As escolas de samba do Rio também estão se mobilizando para ajudar. A Unidos do Viradouro, Vila Isabel, Mocidade, União da Ilha e Imperatriz por exemplo, estão com suas quadras abertas para receber doações.

As escolas estão solicitando alimentos não perecíveis, água mineral, cobertores, kits de higiene pessoal, limpeza e roupas.

Belo Horizonte

O Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Região da Pampulha, na capital, também está recebendo donativos.

Por causa das restrições do transporte aéreo, não estão sendo aceitos produtos de limpeza que contenham alvejantes ou que sejam corrosivos, produtos inflamáveis e óleo de cozinha.

Todas as unidades da PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)  também estão arrecadando alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza, roupas e calçados em bom estado de conservação, cobertores e água mineral.

Duas unidades da Petz localizadas na Grande BH também estão recebendo doações, tanto para humanos quanto para animais de estimação. Os endereços são: Avenida Nossa Senhora do Carmo, 1.448 – São Pedro e Avenida Professor Magalhães Penido, 1.000 – Liberdade.

Salvador

A loja do Bahia no Shopping Paralela estará arrecadando água mineral, alimento não-perecível e material de limpeza e higiene em solidariedade ao povo gaúcho. A campanha do Esquadrão e do centro comercial é em parceria com a Chamada Solidária. A unidade não recebe roupas. 

O Shopping Bela Vista está com dois pontos de arrecadação para doação ao Rio Grande do Sul: na loja CVC Bela Vista e os Correios. Entre os itens aceitos estão roupas e calçados, roupa de cama (lençol e cobertor) e toalhas.

A Seja Semente também publicou uma lista com diversos pontos de coleta em Salvador. São eles: Red Baloon, na Pituba, MDV Representações, no Caminho das Árvores, Beiju Mix Café, no Itaigara, Casa Kaiada, na Barra, FC BIKE, na Calçada e Net Car Estética Automotiva, em Stella Mares. 

Ponto de coleta na Unijorge Campus Paralela, no Açaí e Saúde. Doações: água mineral, cobertores, lençóis, colchões sem estrago, fraldas infantis e geriátricas, produtos de higiene, roupas de crianças e adultos em bom estado, roupas íntimas.

Brasília

A FAB (Força Aérea Brasileira) deu início a uma campanha de coleta de roupas, colchonetes, água potável e alimentos. Os itens podem ser entregues na Base Aérea de Brasília, que fica na área militar do Aeroporto Internacional de Brasília, das 8h às 18h.

A Seccional do Distrito Federal OAB/DF (Ordem dos Advogados do Brasil) e a CAADF (Caixa de Assistência aos Advogados do Distrito Federal) também iniciaram a arrecadação de recursos e suprimentos essenciais, no endereço: Bloco B – SEPN 516, lote 7, Asa Norte, no Clube da Advocacia ou em qualquer das 14 subseções do Distrito Federal.

A Livre Maternagem está recebendo materiais que serão destinados às mães, bebês e crianças do RIo Grande do Sul. As doações poderão ser entregues até sexta-feira (10/5), em horário comercial, no seguinte endereço: Centro Clínico Jaime Leal, salas 226 a 229 – Asa Norte.

O Colégio La Salle, de Brasília, está recebendo doações via Pix: 08341725000155 (CNPJ) e também está arrecadando roupas, colchonetes, água potável e alimentos no colégio ou na base militar do Aeroporto de Brasília, das 8h às 18h.

Fortaleza

Em Fortaleza, um grupo de empresários está recebendo doações no Bairro Paupina. A ação começou na sexta-feira (3). O grupo está recebendo material de higiene pessoal, leite, fraldas, ração para cachorros. Quem quiser doar, pode entrar em contato pelo telefone (85) 9 8803-3825 ou (85) 9 84023736.

O ‘Abraçando a Comunidade’ está recebendo roupas, cobertores e alimentos não perecíveis no endereço: Rua José Pereira, 635, Bairro Paupina.

Manaus

A FAB (Força Aérea Brasileira) está recebendo doações como alimentos pericíveis, água potável, cochonetes, abrigos e cobertores, no

Aeroporto de Ponta Pelada, na avenida Rodrigo Otávio, no bairro Crespo, zona sul de Manaus. Os horários de funcionamento são das 8h as 16h (segunda a quinta) e da 8h a 12h (sexta).

A Fest Comercial também está recebendo doações de itens como roupas de cama, mesa e banho, água mineral, fraldas descartáveis, itens de higiene pessoal, roupas e calçados, alimentos não perecíveis e ração para pets.

As doações podem ser feitas na rua dos Andraras, 170, Centro de Manaus, até o dia 14 de maio. Os itens serão coletados e entregues no aeroporto, no guichê da companhia aérea Azul.

O grupo de amparo Projeto Verônica está arrecadando itens como roupas de cama, mesa e banho, água mineral, fraldas descartáveis, itens de higiene pessoal, roupas e calçados, alimentos não perecíveis e ração para pets, para serem enviadas para o estado.

Os pontos de arrecadação são nos seguintes endereços: Terço Jovem – Segunda, a partir das 19h45 na Paróquia N. Sra de Nazaré; Dress Up – Das 10h às 17h, Av. Perimetral, 10 – Parque 10; Japurá Pneus – Das 08h às 17h, em todas as unidades; Educac Brasil – Rua Terezina, 567. Bairro Adrianópolis. Dentro do Colégio Ida Nelson, Sala 02. – 08:30 às 20:30.

Doações via PIX para o Rio Grande do Sul

O Governo do Rio Grande do Sul reativou a chave Pix para doações em dinheiro para ajudar as vítimas das enchentes no Estado. A conta bancária “SOS Rio Grande do Sul” é a mesma usada no auxílio às vítimas dos temporais que atingiram o Estado em 2023. Chave Pix – CNPJ 92.958.800/0001-38.

A Prefeitura de Porto Alegre disponibilizou uma chave pix exclusiva para doações às vítimas, bem como pontos de entrega de donativos. Chave Pix: CNPJ 92.963.560/0001-60.

A mobilização chamada de “A Maior Campanha Solidária do RS” é realizada pelo Instituto Vakinha, pelo programa de rádio Pretinho Básico e pelo influenciador Badin Colono. A campanha é destinada para arrecadar fundos para ajudar famílias, escolas, abrigos e entidades assistenciais que sofreram com as chuvas fortes. Pix:  [email protected]

A Central Única das Favelas (CUFA) está liderando uma mobilização para auxiliar as vítimas da enchente, através da arrecadação de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, remédios água, roupas, calçados e cobertores. Chave Pix: [email protected]