Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência

A dinastia Bolsonaro definiu seu representante para a eleição presidencial de 2026. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou nesta sexta-feira (5) que aceitou a missão dada pelo pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, de ser o nome da família na corrida pelo Palácio do Planalto.

“É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação”, destaca trecho. “Eu me coloco diante de Deus e diante do Brasil para cumprir essa missão”, publicou em sua rede social X.

Surpreendendo a todos 

A decisão contrariou as projeções políticas que circulavam nos bastidores de Brasília, Michelle Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro apareciam como favoritos na disputa interna pela herança eleitoral, juntamente do governador paulista Tarcísio de Freitas também era cotado como possível nome de consenso.

Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal, confirmou que a palavra de Bolsonaro prevalecerá na legenda. 

A escolha ganhou respaldo imediato da sigla, que deve concentrar esforços na candidatura de Flávio mesmo com outras opções aparentemente mais competitivas disponíveis.

O contexto da indicação

A nomeação acontece num momento delicado para a família, Jair Bolsonaro está preso em Brasília, cumprindo sentença de mais de 27 anos por envolvimento na tentativa de golpe de Estado. 

Além disso, o ex-presidente permanece inelegível desde 2023 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral.

Segundo informações do jornal O Globo, Bolsonaro avalia que o filho ganhará  “musculatura política” ao ter que se comportar como candidato ao cargo e assuma uma agenda de campanha

O senador acumula alianças com parlamentares do centrão e pode contar com apoio de governadores influentes como Tarcísio de Freitas e Cláudio Castro.

Flávio precisará construir uma identidade política própria além do sobrenome para que possa pensar em 2026. O senado terá que provar que consegue mobilizar eleitores além da base fiel do pai.