Cuidado redobrado

Golpes contra aposentados do INSS: 9 dicas para se proteger

Especialista em prevenção a fraudes alerta para crimes mais usuais, envolvendo dados e contas pessoais de idosos

Golpe do INSS
Imagem: Freepik e Canva

A recente operação da Polícia Federal que revelou uma das maiores fraudes já registradas no INSS, envolvendo descontos indevidos em benefícios de aposentados, acendeu um alerta sobre a vulnerabilidade desse público diante de golpes.

Sendo assim, para alertar aposentados, alvos frequentes dos criminosos, a Serasa reúne nove dicas para proteger dados pessoais e evitar prejuízos financeiros.

Dessa forma, cientes da necessidade de atualização de informações dos beneficiários, os golpistas costumam fazer abordagens por telefone, e-mail ou mensagem por celular para obter, indevidamente, dados pessoais.

Além disso, há a tentativa de convencer os aposentados a contratarem falsos empréstimos consignados ou mesmo adiantamento fictício do 13º salário.

Essas informações muitas vezes são acessadas ao entrar em contato com o próprio beneficiário, passando-se por um atendente de banco, por exemplo”, explica Patrícia Camillo, gerente executiva de soluções. “Sem desconfiar, a vítima acaba cedendo dados importantes ao criminoso, que costuma coagir e explorar vulnerabilidades, exigindo dados ou depósitos urgentes.”

Sempre Alerta: 9 dicas da Serasa para não cair em golpes do INSS

A atenção do beneficiário a contatos suspeitos e a conferência frequente do extrato de pagamento são as principais formas de se proteger de fraudes. Além disso, Patrícia reforça ações práticas para se prevenir:

  1. Concentre todas as operações de atualização de dados no espaço Meu INSS na plataforma gov.br e jamais compartilhe dados do seu cadastro e senha.
  2. Confira mensalmente o extrato do seu benefício e fique alerta a possíveis descontos.
  3. biometria facial deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br.
  4. Mantenha os dados de contato, como telefone, e-mail e endereço atualizados no Meu INSS ou pelo telefone 135.
  5. Não atenda solicitações de dados por e-mail, mensagem ou telefone.
  6. Não clique em links enviados por SMS e desconfie de mensagens não identificadas. O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41.
  7. Acesse o Meu INSS na plataforma gov.br para confirmar o contato ou a convocação.
  8. Use apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir solicitações do INSS, seja para agendar um serviço ou para entregar algum documento.
  9. O INSS garante que nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos.

Orientações para vítimas: o que fazer após o golpe?

Caso o consumidor já tenha sofrido a fraude, o importante registrá-lo o mais rápido possível:

  • Registre um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil;
  • Registre a reclamação junto ao INSS por meio do site da Ouvidoria e do telefone 135;
  • Se o atendente tiver se apresentado em nome de um banco, faça a denúncia também para o banco citado;
  • Se você tiver sofrido prejuízo financeiro, busque o suporte de órgãos de defesa do consumidor, como o Procon;
  • Em casos complexos, é indicado buscar apoio jurídico.

A atitude preventiva e o monitoramento do CPF também são hábitos fundamentais para cuidar dos seus dados pessoais. Ao acompanhar as movimentações no seu CPF, fica mais fácil rastrear possíveis golpes usando o seu nome”, complementa Patrícia.

Dessa forma, para ter mais segurança e tranquilidade, a Serasa oferece seu serviço de assinatura para monitorar o uso dos seus dados e garantir mais segurança.

Serasa Premium envia notificações ao usuário sempre que houver consultas ao CPF, abertura de empresas em seu nome, aumentando sua proteção contra fraudes. Para saber mais, acesse: Link.