Em meio ao embate entre Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, e Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), a Secom (Secretaria de Comunicação) da Presidência da República anunciou a suspensão das campanhas publicitárias feitas na plataforma.
Segundo o Portal da Transparência, o governo já investiu R$ 5,4 milhões em publicidade no X, sendo R$ 654.152,85 entre 2023 e 2024.
A Secom afirmou que não há previsão de novas campanhas na plataforma a partir de agora. Além disso, nos últimos dias, o presidente Lula fez declarações que foram interpretadas como indiretas a Elon Musk.
O presidente destacou, na última quarta-feira (10), que o crescimento do extremismo abre espaço para que empresário americano, que nunca produziu um pé de capim desse país, ouse falar mal da Corte brasileira, dos ministros brasileiros e do povo brasileiro.
X Brasil: administrador renuncia em meio a crise entre Musk e Moraes
Diego de Lima Gualda, advogado e cientista político de 40 anos, anunciou sua renúncia ao cargo de administrador da filial brasileira do X (antigo Twitter) em meio às recentes ameaças feitas por Elon Musk, o proprietário da plataforma, de desrespeitar decisões judiciais no país.
Segundo registros da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), a carta de renúncia do X Brasil de Gualda foi protocolada na quarta-feira (10), datada de dois dias antes, na qual ele abandona suas funções como administrador e representante da empresa. Até a noite de sexta-feira (12), não havia sido designado um novo responsável.
Na terça-feira passada (9), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou o pedido do X no Brasil para transferir a responsabilidade por possíveis desobediências a decisões judiciais para o X internacional.