
O INSS notificou 4 milhões de beneficiários que precisam realizar a prova de vida para evitar o bloqueio dos pagamentos. O aviso foi enviado nesta sexta-feira (24) apenas aos segurados que não tiveram a comprovação feita de forma automática pelo governo.
Os notificados têm 30 dias a partir da data do comunicado, disponibilizado no extrato bancário do benefício, para concluir o procedimento.
A prova de vida pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS, com reconhecimento digital quando disponível. Algumas instituições financeiras também permitem realizar o processo diretamente pelos seus aplicativos. Há ainda a opção presencial na agência bancária, mediante documento oficial com foto.
Segundo o instituto, mais de 30 milhões de beneficiários, cerca de 80% do total, já têm a prova de vida validada automaticamente, por meio do cruzamento de bases de dados públicas.
O procedimento é obrigatório e realizado anualmente para garantir que o segurado continua apto a receber aposentadorias, pensões e demais benefícios de longa duração.