
O Inter (INTR) recebeu aprovação do Federal Reserve (Fed) e do Florida Office of Financial Regulation (OFR) para atuar como um banco estrangeiro nos Estados Unidos. A execução será por meio da abertura de uma agência internacional na Flórida. A autorização marca um avanço relevante na estratégia de expansão internacional da companhia e amplia sua atuação junto a clientes globais.
Com a decisão, o Inter passa a operar como banco para clientes internacionais em qualquer parte do mundo, a partir de sua estrutura nos EUA. A agência será instalada em Miami, Flórida, onde fica a sede global da empresa desde 2021.
Assim, atuará como um hub bancário digital-first, ampliando a oferta de serviços financeiros para pessoas físicas e empresas.
Segundo João Vitor Menin, CEO Global do Inter, a aprovação reforça o posicionamento da companhia como plataforma financeira internacional. “Esse passo reforça nossa ambição de atuar como uma plataforma global. A agência em Miami nos permitirá escalar nossa oferta, gerar mais conveniência e valor para os clientes e fortalecer a posição do Inter no sistema financeiro internacional”, afirma.
Ampliação de serviços e captação em dólar
A nova operação coloca o Inter em um grupo seleto de instituições financeiras internacionais autorizadas a manter agência nos Estados Unidos. A estrutura permitirá a ampliação da oferta de produtos bancários e de crédito, incluindo contas correntes e de poupança, cartões de débito e crédito e diferentes modalidades de financiamento.
Além disso, a autorização viabiliza a captação de depósitos em dólar de clientes estrangeiros e fortalece o suporte a empresas internacionais com operações nos EUA, por meio de serviços financeiros orientados por tecnologia e em conformidade com a regulação local.
Estratégia global e eficiência operacional
A presença física nos Estados Unidos também amplia a capacidade do Inter de atender comunidades multiculturais e internacionais em crescimento no mercado norte-americano. Do ponto de vista estratégico, a agência otimiza a plataforma global do banco aumentando a captação mais eficiente. Além disso, reduzindo custos e acelerando o lançamento de novos produtos.
Banco Inter
O Inter foi o primeiro banco digital do Brasil e hoje está entre as principais plataformas digitais financeiras do país. Além, de ter relevância no mercado de remessas internacionais.
A instituição responde por cerca de 10% dos pagamentos entre pessoas realizados no Brasil via Pix. Por fim, com a ampliação da atuação nos Estados Unidos, o banco segue avançando em sua estratégia de crescimento global.